GERENCIAMENTO
Participar da 1° Romaria da Acessibilidade era um dos sonhos de Manoel Moraes, de 49 anos, beneficiário da Hapvida NotreDame Intermédica. Devido um acidente de carro em 2013, ele perdeu os movimentos dos membros superiores e inferiores, ficando tetraplégico. Sua condição de saúde exige cuidados e suporte clínico domiciliar. Por conta disso, a equipe de Gerenciamento de Crônicos (PCG) da operadora de saúde, viabilizou a realização do sonho de Manoel.
Uma ambulância foi disponibilizada, realizando todo o trajeto da romaria. "Para mim, é um momento histórico. Uma vez que estou a cinco anos sem participar da festa de Nazaré por problemas de saúde. Eu me sinto muito feliz com a sensibilidade e a humanização da Diretoria da Hapvida NDI em disponibilizar uma equipe de profissionais e ambulância para me acompanhar durante todo o trajeto da romaria. Isso demonstra que a relação da Hapvida com o paciente vai muito além do que tratamento clínico. O grupo também se preocupa com saúde mental e o bem estar de seus pacientes mesmo fora do hospital", ressalta Manoel.
A ação tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida para os pacientes. Manoel, que esteve internado durante dois meses devido a complicações do seu quadro de saúde e recebeu alta mês passado, ansiava por esse momento que só seria possível com o suporte da equipe do PCG.
De acordo com o coordenador de Enfermagem do PCG, Risomar Neto, o projeto funciona como uma extensão da internação, no qual o paciente internado segue de alta para casa, mas continua sendo acompanhado pelo PGC até a reabilitação do mesmo. “Sabemos que estar em casa é confortável para os pacientes, por isso o reabilitamos para que ele consiga sua estabilidade, pois muitas vezes eles têm vontade de retornar a atividades que faziam antes”, explica Risomar.
Para o coordenador, esse tipo de ação proporciona um dia maravilhoso para o paciente. “É um presente que nossos beneficiários recebem e com todo suporte necessário, um momento especial na vida deles. E claro, sempre respeitando as suas limitações e viabilizando a acessibilidade”, destaca Risomar.
A 1ª Romaria da Acessibilidade aconteceu neste sábado, 21, pela manhã, e é voltada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A saída da procissão aconteceu na Basílica Santuário, passando pela avenida Generalíssimo Deodoro, Avenida Brás de Aguiar, Travessa Quintino Bocaiúva, Avenida Nossa Senhora de Nazaré, e retornando para a basílica.