NEGÓCIOS E CRIATIVIDADE

Mercado das Indústrias Criativas do Brasil reúne 260 empresas selecionadas pelo Ministério da Cultura em Belém

Evento terá abertura com espetáculos realizados por artistas locais

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) está chegando a Belém, trazendo uma programação inédita e diversificada entre os dias 8 e 12 de novembro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia. O evento é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), reunindo 260 empresas de 15 setores criativos.

O evento é uma realização do MinC e OEI, com o apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém, Vale, Sebrae, YouTube, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (BASA), British Council e Apex-Brasil. Trata-se de uma oportunidade única para celebrar e fortalecer as indústrias criativas do Brasil, especialmente a da região amazônica. 

A grande abertura do evento está marcada para às 19h desta quarta-feira, 8, com um espetáculo único que apresentará o grupo Suraras do Tapajós, Gang do Eletro, Manoel Cordeiro, Patrícia Bastos, Djuena Tikuna, Aíla, DJ Méury, Victor Xamã e Uapi - Amazônia Percussiva, celebrando a música ancestral da Amazônia, do carimbó à guitarrada, e do brega à arte contemporânea indígena.

Realizado pela primeira vez na Amazônia, o MICBR 2023 representa um marco importante na política pública de fomento ao setor cultural, promovendo o crescimento das indústrias criativas, a circulação de bens culturais, a internacionalização da produção cultural brasileira e o aprimoramento dos profissionais da área.

Esta edição do evento traz várias inovações, como a inclusão do Hip Hop como um dos setores criativos, rodadas separadas para as artes cênicas (circo, dança e teatro), um setor dedicado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formação, além de destacar a Argentina como país convidado.

A programação abrange artesanato, audiovisual & animação, design, editorial, jogos eletrônicos, moda, museus & patrimônio, música e teatro, com um foco especial na rica culinária da região norte, apresentando uma Cozinha-Show que destaca os sabores e ingredientes locais.

O Ministério da Cultura investiu R$1,118 milhão para trazer 260 empreendedores culturais e criativos de todo o Brasil ao evento, com 42 empreendedores representando a região norte, incluindo 31 do Pará, três do Amazonas, quatro do Amapá, dois do Tocantins e um do Acre.

A programação do evento se estenderá por três dias e oferecerá diversas opções gratuitas ao público, como shows, oficinas, painéis, atrações artísticas, exposições, feiras e uma cozinha-show que permitirá ao público explorar a culinária paraense. 

No sábado, 11, o evento encerrará com apresentações de Nação Zumbi, Vale Música Belém e La Bom Del Tiempo, músicos argentinos que se apresentarão ao lado de mestres locais. No domingo (12), o evento se deslocará para o centro histórico de Belém para uma programação imersiva em 30 espaços criativos do projeto Circular Campina Cidade Velha.

O evento também contará com rodadas de negócios, onde cerca de 450 empreendedores realizarão aproximadamente 2 mil reuniões ao longo dos três dias, com a expectativa de gerar até 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024.

Evento reunirá autoridades, artistas e empreendedores locais

O MICBR 2023 oferecerá também uma variedade de palestras, painéis e oficinas, abordando temas relacionados à economia criativa, cultura alimentar, games, festivais, produção audiovisual, direitos autorais, gestão cultural e muito mais.


Tags

Belém do Pará Governo do Pará HANGAR Ministério da Cultura