Tailândia
A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, foi surpreendida, na madrugada de hoje (10), com a invasão de suas terras por um grupo de membros da ARQVA e outros agitadores, que age sob o pretexto de reivindicação de terras. O alvo é a área de plantação e extração de óleo de palma da empresa localizada em Tailândia (PA).
Para a Agropalma, trata-se de uma invasão ilegal de propriedade privada, motivada pela intenção de roubo sistemático dos frutos de palma para movimentar atividades comerciais ilegais em território nacional. A ação desse grupo, além de criminosa, descumpre acordo feito perante a Justiça Agrária da região, que reconheceu a posse da Agropalma sobre a área em litígio e determinou que estas pessoas se abstivessem de praticar nova invasão, sob pena de execução do acordo descumprido.
Diante do caráter ilegal da ocupação, a Agropalma tomará todas as medidas cabíveis contra os invasores de forma a reintegrar a posse das áreas invadidas, aguardando decisão favorável e a confirmação de que a companhia está em conformidade com a lei. A companhia também ressalta a importância da Constituição, do direito à propriedade privada e da manutenção do Estado de Direito, e teme pela segurança na área , já que as invasões anteriores deste mesmo grupo veio precedida de atos violentos como sequestro de colaboradores, queimada de tratores, fogo nas guaritas, etc..
“A Agropalma lida com os processos sempre com muito valor, princípio e ética. A empresa está aberta ao diálogo com qualquer parte interessada, inclusive comunidades mais distantes de sua área de influência”, afirma Beny Fiterman, presidente da Agropalma.
Para Fiterman, a nova invasão - a terceira em menos de dois anos - fragiliza a segurança institucional e jurídica dos negócios estabelecidos na região, além de afastar importantes investimentos para o estado. “A ocupação ilegal das nossas terras passa uma mensagem bastante negativa para a sociedade em um momento em que o Pará se prepara para receber a COP30, em 2025”, completa.
Tags
Agropalma Conflitos Agrários Tailândia
Relacionadas
-
Oportunidades
Agropalma ainda dispõe de vagas em aberto no Pará e oferece cursos de capacitação profissional em Tailândia
-
Saúde
Parceria entre Hemopa e Agropalma coleta sangue em Tailândia
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) terá um importante apoio nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, na cidade de Tailândia, no Nordeste do Pará, para coletar sangue de c... -
Temos vagas!
Hospital Geral de Tailândia abre processo seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais
-
Temos vagas!
Tailândia: HGT abre vagas para Nutricionista e Auxiliar Administrativo
-
Empregos
Hospital Geral de Tailândia oferta vaga para atendimento e Técnico de Segurança no Trabalho
-
EMPREGO
Hospital Geral de Tailândia contrata auxiliar de Farmácia
-
Vitória!
HGT tem primeira alta clínica de paciente em tratamento para Covid-19
-
Alimentação saudável
HGT comemora dia mundial da saúde com orientações nutricionais e de prevenção ao Covid-19
-
Tailândia
HGT amplia horário de troca de acompanhantes de usuários
-
Empregos
Hospital em Tailândia oferece vagas para contratação