COP-30

Prefeitura e União Europeia lançam em Dubai o inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa em Belém

Prefeitura de Belém e União Europeia lançaram em Dubai o relatório do Inventário de Gases de Efeito Estufa em Belém. O documento, desenvolvido com o apoio do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia nas Américas (GCoM), com a participação de  várias instituições de ensino, levantou as informações referentes às emissões de gases de efeito estufa na capital paraense e deve servir de base para um Plano Municipal de Combate às Mudanças Climáticas.

No terceiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre o clima, COP-28, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, apresentou o documento durante o painel Belém Rumo à COP-30: Inclusão e Participação Popular.

Belém é a primeira cidade amazônica a preparar um material tão completo sobre a emissão de gases de efeito estufa. “Esse inventário é um levantamento de quanto cada setor produtivo emite de gases. Foram definidos cinco setores a princípio: resíduos, energia, agricultura, indústria e transporte.  Entre eles, o maior emissor de gases foi o de transporte”, explica Natália Obando, coordenadora do Inventário pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento. 

O documento conseguiu ainda levantar cinco anos de emissões por esses setores e fazer o comparativo de dados. “Esse inventário foi financiado pela União Europeia, através do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia nas Américas (GCoM) e foi operacionalizado pela prefeitura de Belém e o Iclei, entidade que une governos locais pela sustentabilidade, utilizou uma metodologia já consolidada de pesquisa”, informou Natália. 

A Prefeitura vai fazer o lançamento oficial do inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Belém em janeiro e 2024, para que seja disposponbilizado à sociedade. 

“O relatório vai servir de base para a construção de um Plano de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, no sentido de alcançar toda a população, para que exista um engajamento nessa luta. Isso só será possível se todos participarem, unidos em um trabalho feito democraticamente”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues, já sinalizando para um amplo serviço de mobilização social em prol do meio ambiente. 

 Belém é anunciada como sede da COP-30 em 2025

Ainda neste sábado, na programação organizada pela Presidência da República, com o tema “Da COP-28 a COP-30: Fortalecendo o engajamento da sociedade civil em diálogos sobre o clima”, o presidente Lula recebeu do prefeito Edmilson Rodrigues e do governador do Estado, Helder Barbalho, a Carta de Belém, confirmando o nome da capital paraense para sediar a COP-30, em novembro do ano de 2025. 

A Carta de Belém é o documento que resultou do evento Diálogos Amazônicos, realizado na capital paraense em agosto deste ano. Durante o encontro, houve apresentação das medidas já executadas e em execução para que a COP-30 possa ser realizada na capital paraense. Participaram do momento, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o Ministro do Estado Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. 


Tags

cop-30