FÉ E DEVOÇÃO





Foto: Ascom/Agência Distrital de Mosqueiro
O distrito de Mosqueiro vive clima preparativo à celebração do 138º Círio em louvor a Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha, que será celebrado no próximo domingo, 10, com saída, a partir das 7h, da capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado e chegada à paróquia santuário, na praça da Vila, por volta das 11h30. Para garantir apoio à organização da festa da Padroeira da ilha, a Prefeitura de Belém, realiza uma série de serviços a partir de ação integrada reunindo de vários órgãos municipais em preparação à festa religiosa.
Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal de Belém (Gbel), reforçam a prestação de serviços nas áreas de limpeza urbana, coleta de entulhos, iluminação pública e recuperação de vias, segurança, além das ações culturais com shows artísticos no coreto da praça da Vila e no bairro de Carananduba.
Ainda por meio da Prefeitura, Mosqueiro recebeu decoração especial com as cores e a magia do Natal e o abastecimento também está garantido no mercado municipal da Vila com variedades de pescado, camarão, frutas, hortaliças e os ingredientes do tradicional almoço de Círio.
As ações preparativas de limpeza de Mosqueiro começaram nesta terça-feira, 5, com serviços de pintura de meio-fio e limpeza geral da praça em torno da capela do Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado, local da missa que antecede a saída da grande romaria do Círio. Os serviços alcançam toda extensão da avenida 16 de Novembro, principal corredor de acesso ao centro do distrito.
“Vamos seguir com essas ações especiais preparativas ao Círio de Nossa Senhora, quando Mosqueiro recebe um grande público, tanto para a festa católica, como para o turismo da nossa ilha, com praias, gastronomia e a programação cultural com shows diferenciados”, destacou a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla.
Imagem peregrina
A expectativa da coordenação é por grande participação de fiéis católicos e convidados, considerando a mobilização realizada em torno da festa com visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora do Ó em todas as paróquias santuários da Região Metropolitana de Belém. Na programação religiosa constam quinze procissões, com destaque para “Caminhada da fé”, que será realizada nesta quinta-feira, 7, com longo percurso do Furo das Marinhas até a Vila, em mais de oito horas de romaria.
O Círio de Mosqueiro chega a sua 138ª edição com temática “Maria, a primeira entre os humildes e pobres servos do senhor”. A programação da festividade será de 9 a 18 de dezembro, movimentando o distrito de ponta a ponta com total de 15 procissões oficiais, envolvendo órgãos públicos e as comunidades ribeirinhas, rurais, Baía do Sol e do centro da Vila.
Segundo o coordenador do Círio, Fernando Feitosa, a mobilização visa manter a forte religiosidade católica de Mosqueiro, que atravessa quase dois séculos. A paróquia de Nossa Senhora do Ó existe há 155 anos, referência oficial na construção do vilarejo de Mosqueiro.
“Neste ano, no último dia 20 de agosto, nossa paróquia foi elevada à santuário em reconhecimento a sua importância para fé católica e devoção a Nossa Senhora”, disse o coordenador. “Por isso, aguardamos um público recorde na festa de nossa Padroeira, no domingo”.
Economia – O Círio de Nossa Senhora do Ó também será oportunidade para movimentação da economia local. A presidente da Associação de Barraqueiros de Venda de Tapioca e Comidas Típicas, Cirene Dutra, está esperançosa por grande movimentação da famosa tapiocaria, onde 19 boxes devem funcionar em horários estendidos para atender a clientela com cardápio variado de sabores das famosas tapiocas de Mosqueiro.
As tapioqueiras de Mosqueiro já foram beneficiadas com recursos do Banco do Povo para incrementar o negócio com aquisição de maquinário e outros suportes que ajudam no crescimento e melhoria do espaço. “Eu, inclusive, fui beneficiado com recurso do Banco do Povo e já vou renovar meu contrato para melhorar ainda mais o atendimento do público”, disse Cirene Dutra, que igualmente as demais tapioqueiras, têm no espaço a principal fonte de renda da família.
A pequena empresária do ramo de confecção e moda-praia, Márcia Maria dos Santos, com a loja montada, na avenida 16 de Novembro, também já vive o clima do Círio e do Natal. Toda a mercadoria já foi substituída, visando o fluxo maior de turistas, em Mosqueiro. “Eu nasci em São João de Pirabas e estou em Mosqueiro há 19 anos, onde me casei e tenho minha família e meus negócios”, contou a empresária. “Nossa expectativa é por boas vendas”, destacou.
Serviços
Agenda do Círio de Mosqueiro - 2023
07/12 – Caminhada da Fé
12h – Saída do Furo das Marinhas, após missa solene;
09/12 – Procissão Fluvial
9h - Saída na comunidade Santa Rosa de Lima, Caruaru
09/12 – Trasladação
18h – Saída da Paróquia Santário e chegada na capela do Sagrado Coração de Jesus – Chapéu Virado
10/12 – Círio de Nossa Senhora do Ó
7h – Saída da Capela do Sagrado, após missa solene;
11h30 – Chegada na Paróquia Santuáro – Vila
Fonte: Paróquia Santuário Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro.