EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Foto: ASCOM IPMB
O encerramento das atividades do Projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria, deste ano de 2023 ocorreu nesta quinta-feira, 7. A presidenta do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, Edna D’Araújo; diretores e a equipe responsável pela coordenação do projeto participaram do evento no auditório Dr. Germano da Silveira Ramos, da instituição previdenciária.
Foram homenageados servidores, aposentados e pensionistas da Previdência Municipal, que participaram das ações do projeto, entre os meses de abril e novembro.
O encerramento contou com a apresentação de canto pelo coral Belencanto do Hospital Cynthia Charone, formado por senhoras da terceira idade, e show de dança regional pela aposentada Maria da Conceição Macedo, que também participou do projeto.
Um lanche foi servido ao final e um amigo oculto entre os concluintes do projeto. “A gente fica muito contente em chegar ao final de mais um ano e esperamos que, cada vez mais, o projeto agregue mais pessoas. O envelhecimento é uma fase em que o saber e o conhecer permanecem e o que mais importa nessa fase é que estamos ajudando a trabalhar a saúde, a integração e é isso que esse projeto busca”, destacou a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, ao agradecer aos profissionais do Psicossocial e de outros setores do Instituto pela organização do projeto.
Ações educativas e cidadania
O projeto registrou 50 inscrições ao longo de 2023. Ao todo, foram realizados oito encontros sobre aspectos relacionados ao envelhecimento, de modo a contribuir para desenvolvimento de ações educativas voltadas à cidadania, qualidade de vida e criação de novos projetos pessoais.
A programação teve palestras sobre temas como Saúde da Pessoa Idosa: Os Benefícios da Atividade Física; Prevenção de Quedas; Direito de Herança; Prevenção de Fraudes e Golpes Financeiros e A Participação da Pessoa Idosa na Sociedade. Houve ainda atendimentos de Saúde e Bem-Estar da Pessoa Idosa e sessão de cinema com o filme “A Fuga dos Avós”.
Qualidade de vida - É o segundo ano do projeto iniciado, em 2022, quando 22 aposentados e pensionistas concluíram a primeira turma. As atividades foram coordenadas pela Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto. “O projeto objetiva contribuir para a educação na terceira idade trazendo mais qualidade de vida e conhecimentos e fazendo com que as pessoas consigam ter o sentimento de pertencimento dentro de uma sociedade", explicou a assistente social Heloisa Pinto, coordenadora do projeto. Ela ressalta, que o objetivo foi cumprido e já há planejamento para novas palestras para 2024 para dar continuidade ao projeto.
Para a aposentada Sônia Monteiro, que participou na primeira turma do projeto em 2022 e retornou este ano, o sentimento é de gratidão. “Sinto-me hoje uma pessoa mais jovial, mais participativa e muito mais alegre, após participar do projeto. Evoluí muito como pessoa e espero evoluir muito mais. Recomendo a outras pessoas que participem desse projeto”, ressalta.