CONVOCAÇÃO ACS
Foto: Joyce Fereira/Comus
“Belém só tem a ganhar com essa mega ampliação do serviço na atenção primária, e nós já estamos ansiosos para estar em campo para o atendimento da nossa comunidade”. A fala é de Cássio Lima, de 30 anos, um dos classificados no Processo Seletivo Público (PSP) para Agente Comunitário de Saúde (ACS), ao saber da convocação dos novos agentes, anunciada, nesta quinta-feira, 7, pelo Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Quem compartilha do mesmo sentimento de Cássio é José Fonseca, de 44 anos, desempregado desde a pandemia da Covid-19. Para ele, a aprovação no PSC para ACS representa a garantia de uma vida mais segura e longe da informalidade.
“Quando soube do processo seletivo, imediatamente me inscrevi. Com a crise da pandemia, piorou para todo mundo. Vejo essa geração de empregos, oportunizada pela gestão municipal, como um divisor na minha vida e na vida de muita gente, que conseguiu a aprovação. Agora sairei da informalidade e vou trabalhar de carteira assinada. Poderei dar um futuro melhor para minha família”, desabafa José.
Convocação dos ACS
A Prefeitura Municipal de Belém divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 7, o Edital de Convocação dos aprovados no Processo Seletivo Público Nº001/2020 para provimento no cargo de ACS.
Segundo o edital, os 1.120 ACS convocados devem comparecer de 11 até 18 de dezembro de 2023, das 08h30 às 14h30, na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na avenida Governador José Malcher, 2128, no Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DGRTS), 1° andar, para a devida habilitação ao cargo, apresentando os documentos: pessoais, sendo originais e duas cópias listados no Anexo II, exames médicos exigidos no Anexo III, sendo a Declaração de Bens, autenticada conforme orientação do Anexo V, do edital de retomada do PSP.
É importante destacar que o não comparecimento ou apresentação de qualquer documento fora do prazo previsto, resulta na eliminação do concurso e perda cargo.
Anúncio
O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que ainda está fora de Belém por causa da Cop-28, realizada nos Emirados Árabes Unidos, fez o anúncio da convocação dos 1.120 candidatos classificados para o cargo de agente comunitário de Saúde através de suas redes sociais.
Segundo o prefeito, os profissionais chegam para compor mais de 300 equipes do Programa “Família Mais Saudável”, levando atendimento para a população de Belém.
"No dia 1° de janeiro de 2024, Belém vai ter 1.120 novos agentes comunitários de saúde, que, somado aos já existentes, a cidade oassa a dispor de 348 equipes da Atenção primeira à saúde. O programa "Família Mais Saudável" vai revolucionar a Atenção Primária em Saúde", comemorou o prefeito.
Ampliação da Atenção Primária
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) reforça que a convocação dos aprovados neste processo seletivo faz parte do projeto de ampliação da cobertura da Atenção Primária em Saúde (APS) para atender a população de Belém, uma ação que faz parte da Estratégia Saúde da Família do Ministério da Saúde (MS), passando dos atuais 28% para 70%.
O objetivo é favorecer a universalização do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Atenção Primária à Saúde. A intenção é alcançar 100% de cobertura na Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Saúde Bucal na capital. Nesta primeira etapa, a cobertura sairá dos atuais 420 mil atendidos para 1 milhão e 50 mil assistidos pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o Ministério da Saúde investe R$ 70 milhões, por ano, no financiamento da saúde de Belém. Com o Programa Família Mais Saudável, a previsão é que passará a investir R$ 205 milhões na capital.
Atuação
Atualmente, a rede municipal de saúde de Belém conta com 672 ACE’s e 667 ACS’s. A atribuição do ACS é exercer as atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias: diretamente junto às famílias.
Acesse o edital de convocação.