SERÁ NO DIA 12
Na próxima semana, as pessoas interessadas na cultura do Tango ganham de presente uma oficina gratuita, a ser ministrada no dia 12 de dezembro, numa parceria entre a Prefeitura de Belém, via Fumbel, e o Studio Tango, a primeira escola especializada neste estilo de dança, criada há 8 anos na Amazônia. A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional do Tango, comemorado no dia 11/12.
Criado na Argentina, o tango é uma dança que possui grande carga emocional e dramática. Em 2009, o gênero foi reconhecido como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Devido às misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, o tango se tornou uma dança popular na Argentina e logo se tornou conhecido mundialmente.
"Queremos difundir a cultura tangueira em Belém, por meio de atividades como essa. Vamos apresentar os fundamentos da dança do tango, bem como a introdução geral sobre a história, cultura, orquestras e estilos deste gênero musical", diz Marco Campos, fundador do Studio Tango e o instrutor da oficina.
Segundo ele, a importância do tango é a integração da cultura latino-americana dentro de uma perspectiva artística voltada à saúde e bem-estar da comunidade. “Conhecer a cultura tangueira é conhecer, também, um pouco mais de nossa cultura. A expectativa é de casa cheia para mostrar que o tango não é tão estranho ou exótico. Sem saber, o paraense já possui certos elementos que são análogos em nossa cultura. Tango é muito mais que passos bonitos. É bem estar, cultura e saúde”, ressalta Marco.
O tango é derivado da candombe, habanera, milonga e melodias populares européias, instrumentos como acordeão, contrabaixo e violino são típicos deste estilo musical. O dia 11 de dezembro foi escolhido como o Dia Internacional do Tango em homenagem ao nascimento de seus dois maiores criadores: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor.
Como participar
A oficina é gratuita, indicada a pessoas de 15 a 70 anos. São ofertadas 30 vagas que poderão ser preenchidas através do formulário disponível no link: https://acesse.one/tK5vz. Os inscritos devem trazer um par de meias de algodão para utilizarem nas atividades feitas no dia.
Serviço
Oficina gratuita de tango. Dia 12/12, às 17h, na Sala Vicente Salles – Memorial dos Povos – Av. Gov. José Malcher, 257. Inscrição gratuita através do Link: https://acesse.one/tK5v
(Colaboração do jornalista Vagner Mendes)