RECONHECIMENTO
Foto:
A 1ª edição do Anuário da Saúde do Pará 2023, projeto editorial pioneiro produzido pelo Grupo Liberal apresentado na noite desta quinta-feira, 14, tem como destaque o reforço das ações para qualificação e ampliação da atenção primária em Saúde na capital paraense, desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria municipal de Saúde. O lançamento da publicação, realizado no Restô do Porto em Belém, contou com a participação de diversos profissionais e representantes de instituições da área da saúde.
O diretor de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Vitor Nina, que representou a Prefeitura no evento, agradeceu o espaço e a oportunidade de divulgação das ações municipais pelo veículo de comunicação, em especial a ampliação do acesso à Atenção Primária em Saúde, objeto da matéria que consta no Anuário da Saúde 2023.
“Belém é hoje um dos laboratórios do futuro no país através do projeto APS do Futuro, do Ministério da Saúde. Nós estamos recebendo cerca de 1.120 novos agentes comunitários de Saúde e já recebemos 224 novos médicos pelo programa Mais Médicos. O objetivo é formar 348 equipes da Estratégia Saúde da Família,saindo de uma cobertura da atenção primária de 28%, que ficou estagnada por anos, para aproximadamente 80%, o que representa mais de 1 milhão de pessoas que serão assistidas pelas ESFs e terão garantido o acesso ao Sistema Único de Saúde. É um marco importantíssimo para o avanço da saúde pública integral”, frisou Vitor Nina.
Atenção primária em Saúde
Belém está entre as três primeiras cidades brasileiras com o projeto de ampliação do acesso à Atenção Primária em Saúde à população. Desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Prefeitura de Belém, a iniciativa pretende ampliar e qualificar a cobertura populacional de saúde, de 28% para aproximadamente 80%, o que representa sair dos atuais 420 mil atendidos para 1 milhão e 50 mil assistidos pelas ESFs. A primeira etapa de implementação já está em curso.
No primeiro semestre deste ano, uma equipe do MS passou 60 dias em Belém junto com a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e finalizou um plano de implantação em quatro etapas. A meta, após a implantação de todas as etapas, é alcançar 100% de cobertura na ESF e na Saúde Bucal na capital.
Já foi iniciado o processo de reforço das equipes que vão trabalhar no atendimento à população. Em julho deste ano, os médicos do programa Mais Médicos começaram a ser contratados e 148 novos profissionais já estão atuando na rede. Ainda este mês, ingressarão mais 71 médicos, totalizando 219. Além disso, foi realizado o Processo Seletivo Público (PSP) para a contratação de 1.120 Agentes Comunitários em Saúde (ACSs) e 295 Agentes de Endemias para o reforço das equipes. Os ACSs aprovados já foram convocados e estão em processo de habilitação ao cargo.
A rede de unidades básicas de saúde de Belém também será preparada para o projeto com o reforço de insumos, gestão de pessoas e estrutura física das unidades de saúde.
Sobre o Anuário
Com 100 páginas, a publicação premium tem o objetivo de destacar o setor da saúde paraense, além de abordar temas de grande relevância, como os desafios da saúde na Amazônia e a importância de se investir em tecnologia na área da saúde.
Além dos temas principais, a publicação também apresenta análises sobre políticas de saúde pública, inovações na área da saúde e destaca as ações de combate a covid-19 no estado, que foi exemplar na contenção da doença. A relação entre a medicina tradicional e a popular na região amazônica também é um dos destaques da publicação.
De acordo com Tamilis Feitosa Leal, enfermeira sanitarista e coordenadora de atenção básica da Sesma, o Anuário traz elementos importantes para o debate da saúde no estado do Pará. “Democratizar esses debates é fundamental para convidar a sociedade a entender os serviços prestados à população e desafios que os usuários, gestores e trabalhadores enfrentam. Além de representar um espaço importante que aponta as inovações tecnológicas e experiências exitosas que devem inspirar os trabalhadores do estado”, enalteceu.