EMPREENDEDORISMO
A jornada do açaí Pérola do Pará, uma empreitada com raízes fincadas no coração da Amazônia, vai alcançar, em breve, voos internacionais. Sob a liderança dos empresários Andrey Monteiro e Sebastião Sardinha, a empresa se tornou um ponto de referência na produção e exportação do açaí, conquistando o mercado brasileiro e agora visando mercados de fora do país.
Localizada em Abaetetuba, cidade situada na Região do Baixo-Tocantins, no Pará, a linha de produção começou a se estabelecer em meados de 2019 já como uma força propulsora da economia local. Recentemente, a equipe do portal Rede Pará teve a oportunidade de adentrar os bastidores desse empreendimento e testemunhar as etapas do processamento da polpa de açaí produzida pela equipe gerenciada por Andrey - um produto que alcança consumidores em todo o território brasileiro, incluindo estados como Goiás e São Paulo.
Depois de nos apresentar o espaço onde o fruto passa por todos as etapas de processamento, em um prédio localizado no centro de Abaetetuba, Andrey Monteiro compartilhou conosco o segredo do sucesso desse açaí, enfatizando que o diferencial reside na concentração superior do produto, proporcionando um rendimento exponencialmente maior em comparação com a concorrência.
Qualidade e parceria que dá frutos
As etapas minuciosas do processamento envolvem um rigoroso controle de qualidade, com testes laboratoriais a cada três meses para garantir a excelência do produto. “A preocupação com a preservação das características do açaí é constante, o que é fundamental para a satisfação dos clientes - altamente criteriosos quanto à qualidade do produto final”, aponta Andrey.
Ainda de acordo com Andrey Monteiro, é preciso ressaltar a importância do trabalho de Sebastião Sardinha para o crescimento dos negócios desde que o projeto começou “O Sebastião atua como um verdadeiro arquiteto da logística, estabelecendo contatos que são vitais para a retirada dos frutos, entre outras situações logísticas”, afirma.
Vale ressaltar também que o açaí é um fruto que tem ganhado cada vez mais destaque dentro e fora do Brasil não apenas pelo seu sabor único, mas também por seus benefícios nutricionais, sendo uma fonte de antioxidantes, cálcio e auxiliando na redução de problemas cardiovasculares.
O progresso é notável na fábrica Pérola do Pará, onde hoje são produzidas 5 toneladas de açaí em uma única tarde. Comparativamente, em 2019, eram produzidas quatro toneladas ao longo de aproximadamente 20 dias, evidenciando o crescimento da empresa que segue investindo pesado em equipamentos de ponta e elaborando estratégias de marketing que deem ainda mais visibilidade ao produto.
De Abaeté para o Mundo!
Após consolidar sua presença no mercado nacional, o próximo objetivo de Andrey, Sebastião e equipe é expandir as exportações para além das fronteiras brasileiras. As operações da fábrica incluem desde o recebimento e limpeza dos frutos até o processo de cloração, branqueamento, envasamento, ensacamento e, finalmente, a exportação.
“Atualmente, a empresa emprega diretamente cerca de 20 colaboradores, com um impacto indireto em aproximadamente 40 pessoas na região”, destaca Andrey. A concepção do nome "Açaí Pérola do Pará" foi uma ideia de Andrey Monteiro, refletindo a preciosidade e a qualidade do produto que representa.
Com uma visão direcionada à excelência e à busca contínua por um produto de maior qualidade, o empreendimento se tornou um símbolo de orgulho para Abaetetuba, cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, e uma inspiração para aspirantes a empreendedores na região.
Em meio a um mercado competitivo, Andrey Monteiro, Sebastião Sardinha e seus familiares estabeleceram um padrão de excelência na produção de açaí, transformando seu negócio em uma referência na indústria alimentícia regional e almejando, agora, tornar-se uma referência global neste segmento tão valorizado na cultura e na economia da Amazônia.
Tags
Açaí Amazônia Empreendedorismo Made In Pará MadeInPara MadeInPará Mercado Paraense
Relacionadas
-
ACRE
Secretaria de Meio Ambiente e Imac enviam especialistas para investigar mortandade de peixes no Rio Amônia
-
RONDÔNIA
Projeto “Reabilitando pela Arte” é reconhecido pelo Governo como Patrimônio Cultural Imaterial de Rondônia
-
TOCANTINS
Tocantins participa do maior evento do turismo do País, a Abav Expo 2023
-
RONDÔNIA
Exposição artística “Corpo-Árvore” está aberta ao público na Casa da Cultura Ivan Marrocos até 9 de setembro
-
TURISMO AQUI
Acompanhe o Press Trip do jornalista Emanoel Leite, no Amazonas
-
Amazônia
Encontro em Alter do Chão, no Pará, discute iniciativas de Manejo Integrado do Fogo
-
AMAZÔNIA
Ecóloga paraense defende fortalecimento de comunidades da Amazônia
-
ACRE
Semapi terá programação com atendimento ao produtor rural e atividades de educação ambiental na Expoacre 2023
-
MATO GROSSO
Sema-MT reforça equipe para fiscalização contra desmatamento ilegal no mês de julho
-
ACRE
Acompanhamento pedagógico fortalece o ensino médio no Acre