TURISMO

Soure celebra 165 anos de fundação

Maior município do arquipélago do Marajó, Soure oferece opções para todos os gostos, com praias de águas salobras, campos naturais, fauna riquíssima, culinária exótica e muito mais

Sua visita ao Pará não pode deixar de fora o Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, aonde a inspiração vem da natureza, da cultura, do cotidiano de uma população que se diferencia das demais pela originalidade, autenticidade, criatividade e pelas experiências que sabe proporcionar aos turistas, sempre em busca da diversidade e da sustentabilidade da Amazônia paraense.

Foto: Viramundo e Mundovirado

O município de Soure é um dos mais importantes do Marajó  e neste sábado  (20), Dia de São Sebastião, celebra seus 165 anos de fundação. A data é uma excelente oportunidade para que você conheça esse encantador município, o único do mundo em que a segurança é feita por policiais montados em búfalos. Por sinal, é um destino ideal para cavalgadas em búfalos, trilhas no mangue, degustação de pratos típicos derivados de carne e queijos de búfala, entre outras delícias marajoaras. 

A capital do Marajó - Soure é o maior município do arquipélago marajoara e oferece opções para todos os gostos, com praias de águas salobras, campos naturais, fauna riquíssima, culinária exótica com destaque para os pratos que utilizam carne e derivados dos búfalos (leite, queijo e manteiga), peixes e mariscos. 

Também é chamada de “capital do búfalo”, por que é comum encontrá-los pelas ruas da cidade sendo utilizados como meio de transporte ao lado dos carros, motos e bicicletas. 
A cultura marajoara é expressa também no artesanato, um dos mais ricos e criativos do mundo. As danças, as lendas e a alegria do povo marajoara é contagiante.

Que tal conhecer as praias de Soure?

Praia do Pesqueiro: É a praia mais visitada por turistas em Soure. Localizada no interior da Reserva Extrativista Marinha de Soure – RESEXMAR Soure, são cerca de 4km de areia branca e fina, com grande incidência de ventos que permitem a prática de esportes náuticos e boa estrutura de bares, restaurantes e lojas de venda de artesanato produzido pela Associação de Moradores da Vila do Pesqueiro.

A praia também possui pequenas dunas espalhadas e a possibilidade de cavalgar em búfalos que descansam tranquilamente pela areia. As águas variam entre doce e salobra conforme a época do ano. 
Praia da Barra Velha: É a praia mais próxima do centro de Soure, sendo também a mais visitada pelos moradores de Soure. Seu acesso é feito através de uma trilha sobre uma ponte de madeira em meio aos manguezais e igarapés, cabe ressaltar que esta praia e o mangue que a circunda são partes integrantes da RESEXMAR de Soure. Portanto, ajude a preservar. 

Foto: Viramundo e Mundovirado

Como chegar ao Marajó 

Por via fluvial, partindo de barco ou lanchas do Terminal Hidroviário de Belém até o porto de Camará, no município de Salvaterra, a viagem dura em média 3horas. De lá seguem ônibus pela PA 154 que levam para as mais diversas localidades do município e ao centro da cidade de Salvaterra e de Soure.

Outra opção é de carro, atravessando no Trapiche de Icoaraci, em Ferry Boats, para o porto de Camará em Salvaterra. A viagem dura em média 3 horas. Saiba mais: http://www.arcon.pa.gov.br

Foto: Viramundo e Mundovirado

Como chegar a Soure: Partindo de Salvaterra em balsas ou pequenas embarcações para a sede municipal de Soure, a travessia dura entre 10 a 15 minutos. 

Empresas aéreas localizadas em Belém oferecem voos fretados ao Marajó. A viagem dura apenas 30 minutos até Soure. 

Para mais detalhes, consulte uma agência de viagens, a rede de hotéis, pousadas e restaurantes  credenciados no CADASTUR e vivencie experiências inesquecíveis no berço da cultura marajoara.


Tags

Amazônia Sustentabilidade Turismo