VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém/Comus
A Prefeitura de Belém efetuou o pagamento, nesta quarta-feira, 31, do abono salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Combate a Endemias (ACE), o que corresponde a uma parcela extra aos trabalhadores.
Foram contemplados 647 ACEs e 612 ACSs, resultando em uma folha suplementar de aproximadamente R$ 3,4 milhões.
Há 11 anos atuando como ACS, Mary Lobato, de 46 anos, destacou a valorização da profissão pela gestão municipal. "A nossa luta já é de muito tempo. E hoje posso falar que minha sensação é de valorização ao meu trabalho. Esse abono é a prova de que estamos no caminho certo", comemorou.
Visita
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se reuniu na tarde desta quarta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com cerca de 40 agentes comunitários de combate a endemias e de saúde para reafirmar o compromisso da gestão municipal com a área da saúde e os trabalhadores.
"Estamos estruturando a nossa saúde em todas as áreas, desde Infraestrutura até valorização do servidor. Vocês, como agentes, seja de endemias ou de saúde, têm uma especificidade e são super importantes para reduzir doenças primárias".
Para Isabelle Monteiro, de 41 anos, que atua como ACS no bairro da cabanagem, o abono é mais que um valor financeiro para a categoria. "A importância não é só no valor financeiro que estamos recebendo, mas na nossa valorização profissional. Trabalhamos muito em prol da comunidade, isso é uma maneira de dar os parabéns ao meu trabalho", comentou.
Projeto
Em dezembro de 2023, o prefeito Edmilson Rodrigues enviou à Câmara Municipal de Belém (CMB) o Projeto de Lei (PL), que garante o pagamento de um incentivo financeiro anual aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs), equivalente ao valor de um vencimento-base da categoria.
O pagamento da parcela extra corresponde ao valor do vencimento-base do mês de dezembro do ano anterior, não integrando àremuneração do servidor.