PARIS 2024
Na Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", em Belém-PA, o público presente incentivou incansavelmente a equipe brasileira do início ao fim, demonstrando um apoio inabalável mesmo diante do resultado adverso. Com mais de 7 mil pessoas lotando as arquibancadas, o jogo válido pela primeira rodada do Pré-Olímpico de basquete feminino foi marcado por muita intensidade e emoção, com vitória da Austrália sobre o Brasil por 60 a 55 (embora com um equívoco na súmula, já que a partida deveria ter terminado com 59 a 55 para o time da Oceania).
Os últimos minutos da partida foram marcados pela alternância no placar, deixando a torcida em suspense quanto ao desfecho. Mesmo diante de um equívoco na contagem de pontos - o que beneficiou a equipe australiana -, a torcida paraense não esmoreceu e continuou a apoiar a equipe comandada por José Neto. O treinador reconheceu a qualidade do adversário, destacando a força do adversário, mas ressaltou a capacidade de superação da seleção brasileira. "É dia de viver o luto, pois tínhamos chances de vencer, mas é preciso virar logo a página para seguirmos adiante no torneio, pois mostramos que podemos enfrentar qualquer um", afirmou.
Apesar da derrota, o Brasil segue na disputa, enfrentando a Sérvia no próximo sábado, às 20h, em um confronto crucial para suas aspirações olímpicas. A Alemanha lidera o grupo após vencer a Sérvia por 73 a 66 no primeiro jogo. Com três equipes das quatro equipes que estão se enfrentando em Belém garantindo vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil está determinado a se classificar, mantendo seu foco e determinação para os desafios que ainda estão por vir.
"Melhoramos muito nos dois últimos períodos, o time se recompôs e tivemos muitas qualidades. É melhorar onde erramos para podermos brigar por essa vaga na decisão de sábado" disse Leila Zabani, atleta do Ituano-SP.
Estatísticas
Damiris - 11pts e 4reb
Leila - 10pts e 2reb
Kamilla - 9pts, 4reb e 4ast
Carina - 7pts
Débora - 5pts, 4reb e 4ast
Próximo jogo
Sábado, 10/2
17h - Alemanha x Austrália
20h - Brasil x Sérvia
Convocação do Brasil
Débora Costa - SESI Araraquara
Carina Martins - Sampaio Basquete
Tainá Paixão - Samara-RUS
Isabela Ramona - Samara-RUS
Leila Zabani - Ituano
Vitória Marcelino - SESI Araraquara
Vanessa Sassá - Sampaio Basquete
Damiris Dantas - Omanspor-TUR
Érika Souza
Stephanie Soares - Dallas Wings-EUA
Licinara Bispo - Unimed Campinas
Kamilla Soares - South Carolina-EUA
Comissão Técnica
Roseli Gustavo - Diretora de Basquete
Líder Operacional - Monica Atílio
Treinador - José Neto
Assistentes técnicos - João Camargo e Virgil Lopez
Preparador físico - Diego Falcão
Fisioterapeutas - Isabel Cristina, Ariane Lopes e Jordana Reis
Médicos - Paulo Szeles e Cristina Teixeira
Psicóloga - Manoella Marques
Massoterapeuta - Juliana Bouvie
Analista de desempenho - Bruno Pena Couto
Preparador mental - Ricardo Borin
Gerente de Comunicação - Thierry Gozzer