CARNAVAL BELÉM DE TODAS AS CORES
O público lotou os 800 metros do Circuito Icoaraci Folia, durante o desfile das escolas de samba de Icoaraci, distrito de Belém, na noite deste sábado, 10.
A competição já é uma tradição na Vila Sorriso- como Icoaraci é conhecido - e um momento muito esperado pelos moradores e brincantes. Este ano, três escolas e dois blocos disputam o troféu de campeã das escolas que será definida na quarta-feira de cinzas, quando serão conhecidas as notas dos oito quesitos julgados pelos 20 jurados, dispostos em dois pontos da avenida.
A disputa faz parte do Circuito Icoaraci Folia, que começou nesta sexta-feira, 9, e segue até a quarta-feira de cinzas, 14, com o desfile do tradicional bloco Rabo do Peru.
Em família
Acompanhar a disputa entre as escolas de samba já é um momento tradicional para a família de Lucicléia Andrade da Silva, de 58 anos, moradora de Icoaraci. Ela e as irmãs vêm todos os anos para a avenida ver os desfiles e torcer para a Escola Gaviões da Vila, onde a irmã mais velha delas desfila como baiana.
“Eu não danço, mas, quando a minha irmã mais velha entra na avenida com a escola, é emocionante! Somos cinco irmãs, todas apaixonadas por carnaval. Sempre quando a gente vem é uma festa. Só saímos daqui de manhã”, conta Lucicléia.
Reurbanização
Este ano, o carnaval para os moradores da Vila tem um gostinho especial, pois a Rua 15 de Agosto e as transversais passaram recentemente por um processo de reurbanização com a troca da iluminação por lâmpadas de led, correção de calçadas e do asfaltamento.
O agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, aponta que o Circuito Icoaraci Folia também é uma celebração da presença da administração pública na Vila. “Com a realização do carnaval, a prefeitura promove uma cadeia de beneficiamento muito grande para a população, tanto de quem trabalha quanto de quem participa e de quem constrói. Essa é uma marca muito importante da Prefeitura de Belém e nada melhor do que ter a programação das escolas de sambas e blocos para celebrar isso, porque eles são a raiz desse movimento carnavalesco, aqui na Vila”, explica o agente distrital.
Estrutura oficial integrada
Essa marca também é representada pela quantidade de secretarias presentes para a realização da festa. A programação de carnaval por toda a Belém começou a ser estruturada há mais de seis meses, com participações integradas da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
“O Carnaval de Belém e nos distritos é um investimento de mais de cinco milhões de reais e cada distrito tem as suas especificidades. Aqui em Icoaraci os Blocos e as Agremiações Carnavalescas se preparam muito para esse desfile e é uma competição disputadíssima", explica o presidente interino da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Jamil Mousinho.
"Como o planejamento foi realizado em conjunto, a gente espera um Carnaval muito bem organizado, disputado pelas agremiações carnavalescas, mas com segurança e tranquilidade, para quem vem aqui para a avenida apreciar e curtir o carnaval de Icoaraci”, ressalta o presidente.
Tradição no distrito
A tradição de escolas de samba de Icoaraci pode ser medida pelo tempo de existência da escola que abriu o arrastão na avenida. A Canal 19 já tem 60 anos de história e em 2024 não vai disputar o troféu por causa da doença do presidente da escola, mas foi convidada a fazer o arrastão de abertura.
Para o vice-presidente da Escola Canal 19, José Fernando, de 28 anos, entrar na avenida, mesmo de forma reduzida, é manter vivo o espírito do carnaval na comunidade, “Nós, em geral, reunimos entre 700 a 800 pessoas na nossa escola e este ano, por conta da doença do meu pai, vamos entrar na avenida só com uma parte da bateria, o porta-estandarte, o casal de mestre sala e porta-bandeira e algumas passistas. Mas só de poder entrar na avenida já é uma alegria, para mostrar que o carnaval vive mesmo depois do ano meio difícil que tivemos”, conta o vice-presidente.
Circuito Icoaraci Folia
A programação segue até a quarta-feira de Cinzas, mas, antes disso, neste domingo tem Trio Elétrico, a partir das 18h, que começa com atração para o público infantil, Bonde da Alegria, segue com Axé & Cia, depois é a vez do Carimbó Batucada Misteriosa, que será seguida de Gêm Rodrigues, e à noite se encerra com MC Dourado.
Na segunda-feira, 12, às 18h, Jeff Moraes convida Leona Vingativa, que serão seguidos por Steve Pegador, e depois dele o Big Band DBL. Mais tarde é a vez do Super Pop New Generation, e o Marquinho Duran encerra a noite.
Na terça-feira,13, o Tio Elétrico é palco de Thiago Costa, às 18h, seguido de Vêm pro Rolê, e depois deles Miro Marks Forró Nu 12, às 22h, Victória Pinheiro. Nesse dia, a grande vencedora do Grammy Latino, Gaby Amarantos encerra a noite.