CARNAVAL BELÉM DE TODAS AS CORES
O Circuito Icoaraci Folia celebra a riqueza e a diversidade cultural do povo paraense. A festa promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), vem trazendo a autenticidade da cultura local com ritmos regionais que agitam o corredor da folia.
Desde a abertura do evento até o último dia, serão diversos os estilos musicais que vão embalar os foliões, como axé, carimbó, guitarrada, tecnobrega e muito mais. Essas manifestações artísticas refletem um carnaval feito para todas as cores, e também para todos os gostos.
Na programação desse domingo, 11, terceiro dia de circuito, o carimbó ganhou destaque com a banda "Carimbó Batucada Misteriosa", puxando o trio elétrico, e os blocos de rua "Bloco Carimbó Avoado" e "Curimbloco Chegança Cabocla", que levaram para o corredor da folia a batida marcante e os passos envolventes desse ritmo, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Pará.
O músico Matheus Leão é integrante da banda de carimbó "Batucada Misteriosa", que puxou pela primeira o trio elétrico no Circuito Icoaraci Folia. Ele ficou imensamente feliz por ver o Carimbó fazendo parte dos ritmos do carnaval de Icoaraci.
Tem carimbó no carnaval
"Estamos muito gratos por tocar carimbó em cima do trio elétrico, principalmente porque aqui em Icoaraci é o no nosso espaço. E isso aconteceu graças à Agência Distrital de Icoaraci e à Prefeitura de Belém, que colocou carimbó nessa programação. O público foi totalmente contagiado porque é um ritmo da nossa terra, o nosso povo respira carimbó, foi uma satisfação enorme fazer parte do Icoaraci Folia", comentou.
A moradora do bairro da Ponta Grossa, Irecê Silva, aproveitou cada segundo que esteve no corredor da folia. Ela chegou a caráter no carnaval de Icoaraci e dançou muito carimbó, que é o seu ritmo preferido. A icoaraciense elogia a iniciativa da prefeitura de mais um ano realizar a programação.
"O carimbó é nosso! Então, o carnaval precisa ter esse carimbó, que é nosso patrimônio cultural, é de onde a gente tem as nossas origens, as nossas raízes, e faz parte da nossa vida. Eu acho maravilhosa essa iniciativa da prefeitura, para trazer o carnaval para próximo do povo e, principalmente, com um bloco que vem com o nosso ritmo", disse Irecê.
Quando se trata de carnaval, o axé com as melodias contagiantes, não pode faltar. E quem colocou o público para pular no Circuito Icoaraci Folia, ao som das tradicionais músicas de carnaval, e resgatou as memorias afetivas dos foliões foi a banda "Axé e Cia".
"É um imenso prazer fazer parte desse carnaval maravilhoso de Icoaraci. O axé faz parte do carnaval e de nossas vidas. E foi isso que levamos para o público: a agitação e a vibração do axé, que não deixou ninguém parado. Foi um show maravilhoso, dançante e estamos muito felizes", afirmou o vocalista da banda "Axé e Cia", Igor Barros.
No meio de toda essa diversidade de ritmos o Circuito Icoaraci Folia também recebeu, neste domingo, a irreverência do cantor Mc Dourado, que agitou os foliões com sua performance contagiante, levando milhares de pessoas atrás do trio elétrico.
O agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, disse que a intensão ao promover a diversidade de ritmos é celebrar a inclusão e a cultura única do estado do Pará e da capital Belém. O agente comenta que o espaço é para todas as pessoas se sentirem representadas e acolhidas.
"O Circuito Icoaraci Folia, desde sua primeira edição, vem sendo a celebração da nossa identidade cultural e das nossas tradições. Essa diversidade de ritmo nos trios elétricos e também nos blocos mostra a pluralidade do nosso povo. É muito satisfatório receber diversos artistas e ver foliões de todas as origens festejando conosco", afirmou.
Valorização
Nesse contexto da diversidade de ritmos que já passaram pelo corredor da folia e vão continuar passando até o dia 14 de fevereiro, o Carnaval de Belém se revela como uma festa de todas as cores, mas também de todos os sons, buscando valorizar a identidade e a diversidade cultural do povo paraense. É uma celebração, onde cada ritmo e cada dança contam uma história, enriquecendo a experiência de todos que participam dessa festa.
A programação gratuita continua até quarta-feira de carnaval, 14 de fevereiro, na Rua Quinze de Agosto, em Icoaraci. Confira a programação completa dos próximos dias:
-
Segunda 12/02
16h - Jeff Moraes & Leona Vingativa (Trio da diversidade)
18h - Steve Pegada
20h - Big Band DBL
22h - Super Pop New Geration
00h - Markinho Duran
-
Terça 13/02
16h - Thiago Costa
18h - Vem Pro Rolê
20h - Miro Marks
22h - Victoria Pinheiro
00h - Gaby Amarantos
-
Quarta 14/02
14h - Rabo do Peru
16h - Mizerê