CARNAVAL BELÉM DE TODAS AS CORES




Foto: Agência Belém
Carnaval é tempo de folia e de cuidados redobrados com a saúde. Para garantir o bem-estar dos foliões, a Prefeitura de Belém promove ações para a população que aproveita a festa em Mosqueiro. No fim da tarde de domingo, 11, a Praça da Matriz na Vila estava repleta de brincantes e visitantes, que aproveitavam o clima ventilado, as barraquinhas de comidas típicas e a tapiocaria, enquanto aguardavam o desfile das escolas de samba oficiais da Ilha.
Com o grande público reunido, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com apoio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos) promoveu o “Bloco da Saúde” para conscientizar sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
"Esta ação é um projeto que nós temos desde o ano passado de levar prevenção aos brincantes, conscientizando e levando orientações sobre os agravos de ISTs, como sífilis e gonorreia, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos”, informa Tadeu Moraes, que integra a coordenação de Educação em Saúde da Sesma.
Segurança sexual
Para a educadora social Regina Fernandes, “a segurança sexual é um tema que deve ser informado às pessoas. É preciso ter com consciência sobre os riscos e consequências de uma relação sexual”, alerta a educadora.
A prevenção durante as festas também é considerada relevante pelo advogado Antônio Pereira, para quem “a ação de distribuição de preservativo é sempre necessária. Sempre tem que prevenir para remediar um mal maior, então parabéns para todos que estão nesta campanha. O Bloco da Saúde é excelente, nota 10”, parabeniza.
Combate às endemias
Considerando o aumento de casos de dengue em todo o Brasil, a Prefeitura também reforça o combate às endemias neste período do ano, quando muitos proprietários abrem suas casas de veraneio. Até o momento, o distrito registra poucos casos de dengue e a expectativa é manter o controle com as visitas às casas, que ocorrem diariamente.
“O Controle de Endemias em Mosqueiro é constantemente vigilante, temos várias ações durante todo o ano. Mas aproveitamos esse momento, quando a maioria das casas está aberta para conscientizar os proprietários. O apelo que fazemos aos visitantes é que limpem seus terrenos, cuidem de suas piscinas e fossas, esperem a hora do carro do lixo”, declara o coordenador de Controle de Endemias em Mosqueiro, Raimundo Jorge Conceição.
Receber em suas casas as equipes de saúde e evitar o acúmulo de água em que se reproduz o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, são ações que podem salvar vidas.
Mutirão
Nesta segunda,12, o mutirão de combate às endemias em Mosqueiro esteve no bairro do Bonfim, com mais de 60 profissionais de saúde da Prefeitura que visitaram residências e esclareceram os proprietários sobre a importância da campanha. Na terça-feira, 13, a ação ocorrerá na Rua Pantanal, na Vila.
“Nós vamos estar em ação, porque Mosqueiro tem uma questão que são as casas fechadas, então vamos estar adentrando, fazendo a recuperação dessas casas para prevenir a dengue”, afirma a agente de Combate às Endemias (ACE) da equipe de Educação em Saúde de Mosqueiro, Renata Cunha.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) no Damos, Isabella dos Anjos, destaca também o controle à malária e doença de chagas na ilha, também reforçado neste período, com abordagens às pessoas que chegam pelo Porto Hidroviário e Terminal Rodoviário, e também em locais de maior fluxo como a Praça da Vila.
“Fazemos a abordagem educativa; verificamos pessoas que tenham sintomas como febre constante ou de hora em hora, que podem ser sinais de malária; fazemos a lâmina, exame para verificar se a pessoa está mesmo com malária”, explica a coordenadora Isabella, que considera essencial a parceria com a Admos e Saúde da Família
Os casos de malária e doença de chagas na ilha geralmente são de pessoas que vêm de outras cidades ou distritos. Atualmente, o Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos) tem a equipe de malária com 17 agentes de campo fazendo a rotina de busca ativa de lâminas; e a equipe de dengue conta com 23 agentes que fazem diariamente visitas domiciliares, garantindo a saúde da população residente da ilha.
Vacinação
As ações de saúde promovidas pelas equipes da Sesma e da Educação em Saúde de Mosqueiro no Carnaval contaram também com a grande vacinação contra covid-19 e gripe influenza na sexta-feira, 9, e sábado, 10.