CARNAVAL DE TODAS AS CORES
Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém/Comus
Uma viagem pelo mundo das encantarias da Amazônia. É o que a Associação Carnavalesca Bole-Bole, do bairro do Guamá, atual campeã do carnaval de Belém, promete apresentar na Aldeia Cabana na noite de sábado, 2 de março, na busca de conquistar a sua quinta vitória. A escola de samba será a terceira a entrar na avenida com o enredo “Jurié: fantástica energia amazônica paraoara”.
“O Jurié é um encantado da Amazônia, uma criança que tem como função valorizar os demais encantados. É mais um presente da Bole-Bole à população de Belém, valorizando a Amazônia e o folclore popular. Esse enredo faz parte da nossa essência, é uma forma de comemorarmos os nossos 40 anos de existência”, informa a carnavalesca da escola Cláudia Palheta, sobre o enredo de 2024 da escola de samba do Guamá.
Única mulher carnavalesca dentre as escolas que neste ano fazem parte do grupo especial do Carnaval de Todas as Cores de Belém, Cláudia diz que o desfile da Bole-Bole terá "três carros alegóricos contendo alguns paraísos naturais: um dedica às águas, outro às florestas e um ao nosso ar". Ela conta ainda que a escola vai entrar na avenida do samba com 1.200 brincantes, sete alas e muito colorido, para levantar a plateia nas arquibancadas.
Ensaios se intensificam na Bole-Bole
Os ensaios dos integrantes da escola, como os da bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandarte e comissão de frente estão fervendo na sede da escola de samba, localizada na passagem Pedreirinha. O diretor de bateria da Bole-Bole, Fabrício Meirelles, conhecido como mestre Mine, adianta que “o público pode esperar da nossa bateria uma grande surpresa, com a promessa de levar a galera ao delírio”.
Mine ainda fala do sentimento de gratidão que tem pela a escola. “Hoje, por causa da escola, sou reconhecido não só como diretor de bateria, mas também como músico e agradeço muito por isso”, continua o mestre da "Bateria Audaciosa", como assim é conhecida a bateria da Bole-Bole.
Porta-estandarte - Wellington Simpatia, que defende a Bole-Bole há dois anos como porta-estandarte, está confiante que vai conseguir mais uma vez a nota dez dos jurados. “Eu nasci e me criei aqui na passagem Pedreirinha e sempre tive o sonho de ser porta-estandarte da escola e hoje tenho esse sonho realizado. Aos meus amores da minha comunidade verde e laranja prometo que vou entregar o meu máximo e trazer esse título novamente”.
Os desfiles das escolas de samba do grupo especial de Belém ocorrem nas noites dos dias 1 e 2 de março na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, e terão transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Belém no Youtube.
Confira abaixo a ordem de apresentação dos desfiles.
01/03 - SEXTA-FEIRA
- Boêmios da Vila Famosa;
- Os Colibris;
- Deixa Falar;
- Escola de Samba da Matinha; e
- Embaixada de Samba do Império Pedreirense
02/03 - SÁBADO
- Piratas da Batucada;
- Quem São Eles;
- Bole-Bole;
- Acadêmicos da Pedreira;
- Rancho Não Posso Me Amofiná; e
- Xodó da Nega.