EMENDA PARLAMENTAR
Foto: MÁCIO FERREIRA / AG BELÉM
Quase 10 milhões de reais foram destinados à urbanização da Praia Grande, de Outeiro. O repasse foi assinado na tarde desta sexta-feira, 23, no auditório da Sudam - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. Na mesma solenidade, foi feito o anúncio do início das atividades do escritório estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaída (CODEFASF), com a assinatura de ordens de serviço de execução de obras e entregas de equipamentos para mais de 25 prefeituras por todo o Estado.
Para o Ministro do Turismo, Celso Sabino (que destinou a emenda quando era deputado federal), a integração de um Brasil que busque a melhoria dos índices de desenvolvimento passa por parar as disputas políticas após a campanha presidencial e adversários darem as mãos em prol da população. “Destinei essa verba para a urbanização da Praia Grande de Caratateua, ou seja, de Outeiro, porque entendo que o que importa na política é ver o povo sendo atendido pelas políticas públicas para a melhoria da vida do próprio povo", disse o ministro. "O Prefeito Edmilson Rodrigues tem um grande trabalho em mãos que é preparar a cidade para esse grande evento que é a COP-30 e toda a articulação política tem que ser para ver Belém fazer bem esse grande evento, e receber bem os visitantes”.
Sair do Mapa da Fome
Fazer com que as políticas públicas cheguem a todos os municípios do Brasil e tentar diminuir a desigualdade regional e nacional é marca das ações do governo Lula, explica o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “A principal articulação que o presidente Lula pede aos ministros é que as políticas cheguem a todos os municípios e lugares. Uma tristeza do presidente foi ver o Brasil voltar ao Mapa da Fome, e o alcance dos repasses que ele prioriza é para que isso jamais volte a acontecer", asseverou Waldez Góes. "Para isso é preciso que se valorize a democracia onde os diferentes podem chegar a um consenso e que os políticos alcancem uma sinergia em nome do povo”.
CODEVASF
Uma das ações que levam esse desenvolvimento aos mais variados municípios é a ampliação da atuação da CODEVASF, que agora instala escritório em Belém. A CODEVASF é uma Companhia pública ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que este ano completa 50 anos de atuação nas áreas de Infraestrutura hídrica, suporte
à produção irrigada, ações de recuperação do meio ambiente, projetos do uso da água nas comunidades rurais, e fortalecimento da agricultura familiar. A companhia tem atuação no Nordeste e, desde 2019, teve essa atuação ampliada para os Estados da Calha do Amazonas, beneficiando Pará e Amapá, entre outros.
Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a instalação de um escritório da CODEVASF em Belém facilita a ação da Companhia na região. “Eu estou profundamente feliz de ver um escritório se instalando em Belém, porque estando aqui presente ele possibilitará o acesso a uma série de recursos e projetos importantes para o desenvolvimento da Amazônia”, aponta Edmilson. O prefeito agradeceu ainda a emenda parlamentar do então deputado Celso Sabino que vai garantir a urbanização da ilha de Outeiro.
Estiveram presentes à cerimônia os Ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; do Turismo, Celso Sabino; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Marcelo Moreira; o Superintendente da Sudam, Paulo Rocha; o chefe da Casa Civil do Estado, Luiziel Guedes; além de alguns deputados, secretários do Estado e prefeitos ou representantes de 25 municípios do Estado, entre eles o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.