CUIDANDO DA AMAZÔNIA

Durante o mês de março, o Instituto Amigos da Floresta (Asflora) está intensificando suas ações nas comunidades do ‘Poção’, ‘Pedra Branca’ e ‘Seringal’ na Ilha de Cotijuba, em Belém-PA. O foco principal é o reflorestamento de áreas propensas a deslizamentos, uma preocupação agravada durante o Inverno Amazônico, quando as chuvas se tornam mais intensas na região.
Além de enfrentar os desafios imediatos, a Asflora também se dedica a atividades de preservação e conservação da biodiversidade em toda a 'região das ilhas' da capital paraense.
Os esforços de replantio estão sendo coordenados através de mutirões, com agendamento disponível via e-mail (asfloraorg@gmail.com) ou telefone (91 999424220). A comunidade é convidada a participar ativamente desses esforços de restauração ambiental.
O Instituto Asflora, uma entidade civil sem fins lucrativos, tem uma missão clara: educar, preservar, reflorestar e promover o intercâmbio de informações para o desenvolvimento sustentável da região amazônica em todas as suas dimensões. Para alcançar esses objetivos, o instituto realiza uma variedade de atividades educativas, incluindo palestras, ações culturais e campanhas de mobilização.
Entre essas iniciativas, destaca-se o “Teatro de Floresta”, que surgiu em 2004 como uma maneira de educar crianças e adolescentes sobre questões ambientais através da experiência lúdica do teatro. O objetivo é semear a conscientização necessária para as futuras gerações, criando agentes multiplicadores ambientais desde tenra idade.
Acredita-se que as lições transmitidas pelo “Teatro de Floresta” podem ter um impacto significativo, moldando crianças que se tornarão defensores ativos do meio ambiente em suas comunidades. É nesse potencial de influência social das crianças que o Instituto Asflora deposita sua confiança para a construção de um futuro sustentável para a Amazônia.