TRIBUTOS MUNICIPAIS
![](/Content/images/suzano.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/161639/thumbs/8b6c570d-3188-404b-a97f-4ec034cc6493.jpg)
Foto: Arquivo/Sefin
De acordo com o calendário fiscal 2024, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), disponibiliza aos contribuintes as guias de pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS-PF) e a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL).
Os contribuintes inscritos no Cadastro Mobiliário da Sefin que dependem de licença para localização e funcionamento estão sendo notificados sobre o lançamento da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL) e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - Pessoa Física (ISSQN-PF), conforme a Lei Municipal nº 7.056/1977.
Descontos e prazos
A modalidade de pagamento em cota única usada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), também é válida para o ISS-PF e TLPL. No caso da TLPL podendo ser recolhida em cota única com desconto de 10% (dez por cento), até o dia 10 de abril de 2024; ou em 05 (cinco) parcelas, sem desconto, vencíveis no décimo dia dos meses de abril, maio, junho, julho e agosto de 2024.
Sobre o ISS-PF, tributo de pessoas físicas e autônomos, pode ser pago em cota única até o dia 10 de abril de 2024, com desconto de 15% (quinze por cento) ou em 06 (seis) parcelas sem desconto, vencíveis no décimo dia dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2024.
Previsão
Este ano 11.217 contribuintes do ISS-PF foram tributados, com arrecadação prevista de cerca de 9 milhões de reais. Foram tributados pela TLPL cerca de 66.970 de contribuinte, com arrecadação prevista de aproximadamente 74,2 milhões de reais.
As guias para pagamento do ISS-PF e TLPL 2024 podem ser emitidas no site sefin.belem.pa.gov.br ou em uma das cinco unidades de atendimento do órgão. São elas: Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, Unidades de Atendimento em Icoaraci e em Mosqueiro, Central de Serviços Bel Fácil (Parque Shopping) e Estação Cidadania Shopping Pátio Belém.
Os documentos de arrecadação também serão entregues pelos Correios, nos endereços dos contribuintes, antes do vencimento da cota única. O pagamento deve ser efetuado na rede bancária credenciada e em seus correspondentes bancários.