VOZES FEMININAS

Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia reúne multiplas vozes na UFPA

Experiências transnacionais estiveram em pauta nos dias 13 e 14 de março de 2024

Nos dias 13 e 14 de março de 2024, experiências transnacionais e vozes diversas ecoaram nos corredores da Universidade Federal do Pará (UFPA) durante o Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia. A abertura do evento foi marcada por uma mesa solene, onde movimentos feministas saudaram a união e diversidade representadas no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA.

Durante os dois dias de encontro, participantes mergulharam em círculos de vivências em educação popular, lançamentos de livros e oficinas, evidenciando o propósito de disseminar os debates feministas além dos limites acadêmicos.

Além disso, o evento contou com a comercialização de artesanatos e comidas típicas. Mulheres extrativistas ofereceram produtos naturais e biojoias, destacando a importância da valorização dos saberes locais.

Cada dia culminou em apresentações culturais e musicais, proporcionando momentos de celebração e conexão entre os participantes.

Na primeira parte da jornada, em 13 de março, a mesa de abertura intitulada "Os Feminismos Afro-Indígenas da Pan-Amazônia" foi conduzida pela renomada professora Zélia Amador. Já no segundo dia, 14 de março, uma mesa redonda com Keveny Tembé, Vicky Rocha, Eveny Teixeira e Fernanda Jaime trouxe à tona discussões fundamentais para o movimento.

"Este é um encontro de diversos trabalhos entrelaçados, presentes na luta das mulheres. Dialogamos com experiências transnacionais, incluindo o feminismo da Argentina e da Bolívia, sempre com a participação ativa de professoras", afirmou Adriane Lima, coordenadora do evento.

O diálogo estendeu-se para mulheres da academia e organizações sociais locais, abrangendo regiões como o Arquipélago do Marajó, Bragança, Castanhal, quilombolas e indígenas. O Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia foi um verdadeiro reflexo das diversas vozes que ecoam por meio dos conhecimentos que as mulheres compartilharam em um evento de magnitude singular.


Tags

UFPA