INFRAESTRUTURA
Na última quinta-feira, 14.03, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, promoveu uma reunião de emergência no Palácio do Planalto com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O foco do encontro foi a discussão do planejamento para a obra de dragagem da orla de Belém (PA). A medida vai permitir que navios de cruzeiro atraquem na cidade, com suas acomodações podendo ser utilizadas como leitos de hotel.
O projeto, que será integralmente financiado pelo governo federal, tem como objetivo primordial preparar a capital paraense para sediar a COP 30 (Conferência Mundial do Clima) programada para novembro de 2025. Este será o primeiro evento COP realizado na região da Amazônia.
A COP em Belém marcará uma década desde a assinatura do Acordo de Paris - principal tratado climático da ONU, estabelecido em 2015 durante a COP21, na capital francesa. O acordo definiu metas cruciais para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
O Ministério das Relações Exteriores estima que o Brasil deva receber aproximadamente 100.000 visitantes em Belém durante os dias da COP 30. Porém, Belém atualmente possui apenas 12.115 leitos de hotel em todas as categorias, sendo necessário um aumento significativo na capacidade hoteleira para atender à expectativa de público em menos de dois anos.