Música
É no tambor que Maiara Almeida abre caminhos. No couro ancestral, no som da percussão preta, ela volta para casa. Jovem cantora, compositora e multinstrumentista paraense, une a força de sua história, sua voz e seu pandeiro às pesquisas das vertentes musicais das culturas afro-diaspóricas, como o samba e o carimbó. Mulher preta amazônida, junto às águas doces de Cotijuba, forjou a música “Minha Cura”, que chega nesta sexta-feira (22) às plataformas digitais, e marca seu primeiro trabalho em carreira solo.
Integrante de diversos grupos de cultura popular paraense, como o Carimbó Curuperé e o Tambor de Crioula Filhas e Amigos do Cururupú, Maiara é criadora do projeto Vozes de Fulô, formado por brincantes das periferias de Belém, e do projeto em Segredos do Terententen, onde compartilha seus aprendizados sobre canto popular e pandeiro em oficinas gratuitas para a comunidade.
É desta perspectiva, deste lugar de fala, existência e resistência, que Maiara Almeida apresenta “Minha Cura”. “Através do toque do tambor, retornar para casa, se curar, se alimentar da ancestralidade. Essa música sintetiza tudo isso, a dança, as rodas de rua, a relação com a mata, que é de onde a gente tira o nosso tambor, os nossos instrumentos. Isso é muito forte e acho que poderia curar muita gente também”, diz.
A composição é uma parceria com Maykon Ubiraji. A canção traz uma base instrumental de regional brasileiro, guiada pela banda formada por Maiara no vocal e pandeiro, Kleber Benigno Paturi, na percussão; Marcelo Ramos, violão, baixo e bandolim; Flor de Mururé, Nala Leão e Ayo Sombra no backing vocal. “Minha cura” dialoga com o samba, coco e maracatú. De arranjo forjado na música popular raiz e música popular contemporânea, a canção mescla elementos da música pop negra a instrumentos eletroacústicos e timbres eletrônicos, na busca de uma identidade sonora original.
Contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, cujo objetivo é incentivar a produção artística e cultural paraense, “Minha Cura” também se desdobra em clipe dirigido por Joyce Cursino, a ser lançado ainda em março.
Serviço
Maiara Almeida lança o single “Minha Cura” em todas as plataformas musicais. Confira: https://www.instagram.com/maiaara.almeida/