COOPERAÇÃO




Foto: Divulgação
Na segunda-feira, 25.03, o Sebrae e os Correios estabeleceram uma parceria estratégica destinada a impulsionar o comércio eletrônico dos negócios paraenses, visando ampliar o mercado consumidor para além das fronteiras do estado. O diretor superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, a diretora técnica do Sebrae, Domingas Ribeiro, e o superintendente regional dos Correios, Marcelo Gomes Pinheiro, formalizaram o Termo de Adesão ao Acordo Nacional de Cooperação Técnica entre as duas empresas.
Essa iniciativa surge como resposta à oportunidade apresentada pela COP 30 e visa levar os produtos dos pequenos negócios para os mercados nacional e internacional. "Essa parceria é realmente um marco importante para os pequenos negócios paraenses. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de expandir os horizontes desses empreendedores, levando seus produtos não só para o mercado nacional, mas também internacional. Tudo isso com qualidade desde às embalagens, passando pela redução do tempo de envio do que estiver sendo produzido na Amazônia”, apontou Magno
As ações conjuntas entre o Sebrae e os Correios têm como objetivo principal desenvolver o comércio eletrônico do Microempreendedor Individual (MEI) e das Micro e Pequenas Empresas (MPE) paraenses, buscando sua inserção nos mercados nacional e internacional. Essas ações serão divididas em três eixos de atuação: E-commerce, Internacionalização e Políticas Públicas, incluindo treinamentos, seminários, estudos estratégicos e incentivos à exportação.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso desses pequenos negócios aos mercados nacional e internacional por meio dos nossos serviços de logística e distribuição. Acreditamos que essa iniciativa não só impulsionará os negócios locais, mas também fortalecerá a economia da região como um todo”, observou Marcelo Gomes Pinheiro.
Os empreendedores, especialmente aqueles que lidam com vendas online e envios de produtos para diferentes partes do Brasil e do mundo, muitas vezes enfrentam desafios relacionados à logística e aos prazos de entrega. A expectativa é que reclamações relacionadas aos longos períodos de espera para que as encomendas cheguem aos clientes e até mesmo quanto aos custos dos envios, tornem-se cada vez menos frequentes a partir de agora.
É importante ressaltar que a parceria entre o Sebrae e os Correios promete trazer impactos significativos para os empreendedores da região tanto no período pré-COP quanto depois que o evento for realizado na capital paraense, em novembro de 2025.