PROTAGONISMO
Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém/Comus
Com a palestra “Mulheres, suas histórias, seus direitos e suas lutas: a política no dia a dia” proferida pela professora e Doutora em Ciências Políticas, Luzia Miranda Álvares, a Prefeitura, por meio do GT Mulher, da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), encerrou nesta terça-feira, 26, a programação Março é das Manas em alusão ao mês dedicado às mulheres.
Março é das Manas foi uma programação repleta de atividades voltadas ao público externo e interno da gestão municipal, com ações de cidadania, entrega de certificados e rodas de conversa, com o objetivo de levar os serviços da Prefeitura para quem precisa. "A programação foi recheada de serviços e ações para as mulheres, e para fechar com chave de ouro pensamos na palestra da professora Luzia para nossas servidoras, que trabalharam muito para que a atividade tenha sido exitosa", explica a titular da Combel, Sandra Helena Cruz.
Mulheres protagonistas da história
Reportando-se ao dia 8 de março, data criada com o objetivo de incentivar reflexões, reconhecer as conquistas e a luta das mulheres contra as opressões diárias, durante a palestra a professora Luzia Álvares destacou a necessidade da mulher se sentir como sujeita de direito, tendo compreensão da sua importância. "No processo de aprendizado é muito importante a gente se entender como sujeitas da história. A partir do momento em que essas mulheres se sentem protagonistas da sua própria história, acabam influenciando as outras", reforçou a palestrante.
Para a servidora Cecília Cordeiro, da Secretaria de Economia (Secon), é necessário que a mulher atue politicamente para a garantia do seu direito. "Fazer parte de um coletivo de mulheres nos fortalece para resistir ao machismo", afirma.
Servidora da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Sônia Costa concorda que é importante as mulheres compreenderem o seu papel na história. "Muitas vezes essa mulher não consegue se descobrir, e essa palestra da professora Luzia aborda muito bem o tema", destacou.
GT Mulher
O Grupo de Trabalho da Mulher é formado por representantes de todas as secretarias e coordenadorias da Prefeitura, e foi criado pela Coordenadoria da Mulher de Belém para integrar as ações e políticas para as mulheres dos órgãos do município.