SAÚDE
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo o Alzheimer o mais comum. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, em torno de 1,2 milhões de pessoas são portadores da doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Com números tão alarmantes, quais as melhores alternativas de prevenção e como melhorar a qualidade de vida dessa população?
A Terapia Ocupacional assume um papel de extrema importância no que diz respeito à prevenção do Alzheimer. É o que explica Cristiano Monteiro, terapeuta ocupacional da Hapvida NotreDame Intermédica. “Em nossa profissão, utilizamos atividades artísticas, como pintura de tela, desenho, teatro, bordado, leitura, realização de trabalhos manuais de artesanato, pois são recursos cognitivos e motores que vão desenvolver e estimular o cérebro, prevenindo o esquecimento”.
Além disso, pacientes com Alzheimer são orientados a associar essas atividades artísticas com exercícios saudáveis. “Temos caminhadas, musculação, socialização com outras pessoas, dança etc, pois ajudam a produzir determinadas substâncias em nosso organismo que estimulam o desenvolvimento psicomotor”, ressalta Cristiano.
Para melhorar a qualidade de vida de pacientes com Alzheimer, principalmente nos casos mais avançados, a Terapia Ocupacional auxilia no convívio com a doença. “Sugerimos adaptações na residência da pessoa para tornar o ambiente mais seguro, como nomear objetos e a utilização de adesivos como sinais de alerta. Essas intervenções são feitas diretamente com o paciente e também com os cuidadores. Nosso trabalho é ajudar nossos pacientes com as atividades básicas do dia a dia, proporcionando autonomia e independência”, destaca o profissional.
As intervenções também ocorrem a nível comportamental. “Essa adaptação, proporcionada pela Terapia Ocupacional, auxilia na redução da irritação e alterações de comportamento, pois o paciente se sente mais seguro em relação ao ambiente ao seu redor e consigo mesmo”, finaliza o especialista.