COP-30
Os membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) de Belém realizaram reunião extraordinária nesta terça-feira, 2, para a Prefeitura de Belém apresentar as obras para a Conferência das Partes das Nacções Unidas (COP-30), que será realizada na capital paraense, em novembro de 2025, para debater as mudanças climáticas com representantes de todo o mundo.
Parque Gunnar Vingren
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, explicou sobre o projeto de abertura para o Parque Gunnar Vingren, projetado para ser realizado com recursos municipais.
“Apresentamos e debatemos com o Conselho algumas obras que vamos fazer para a COP-30. São obras importantes para o legado que a cidade vai ter depois do evento”, informou o prefeito.
Preparação - O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Puty, que coordena o Comitê Municipal da COP-30, apresentou as obras da Prefeitura Municipal, que preparam a cidade para a Conferência das Mudanças Climáticas da ONU.
Puty listou os projetos que serão financiados pelo Governo Federal, via Itaipu Binacional, com as contrapartidas do município. Entre elas, a requalificação do Mercado de São Brás, que já está com 50% das obras concluídas; o Parque Urbano do Igarapé São Joaquim, cuja licitação será aberta no dia 10 de maio; a reforma do Complexo Ver-O-Peso, já iniciada pela recuperação da Ladeira do Castelo; e a instalação do Distrito de Inovação e Bieconomia, que irá funcionar na antiga sede da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), no Largo das Mercês. Todas estas obras já estão sendo tocadas, inicialmente, com recursos municipais.
Já as obras de macrodrenagem e duplicação da avenida Bernardo Sayão, cuja primeira fase está com 37% concluídas, têm financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), enquanto o Programa de Macrodrenagem da Bacia do Mata Fome (Prommaf) terá recursos do Novo PAC e do Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Plata (Fonplata).
Outra obra importante é a modernização da av. Júlio César, que será tocada com recursos do FGTS. Ao final do encontro, o secretário de Planejamento fez um balanço positivo da reunião com os conselheiros do CDU.
“Dois fatos importantes marcaram a reunião. O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou a reabertura do Parque Municipal Gunnar Vingren, com recursos do próprio município, complementando o projeto do Parque Urbano São Joaquim. A segunda questão é que foi feito um balanço das obras da COP, prestando contas ao Conselho de Desenvolvimento Urbano, com uma reação muita positiva dos conselheiros”, destacou Claudio Puty.
Tags
cop-30
Relacionadas
-
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Fórum de Cidades Amazônicas define agenda de debates internacionais
-
MEIO AMBIENTE
Belém é eleita coordenadora regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras
-
COP-30
Distritos receberão plenárias para construção do Plano Municipal de Ação Climática
-
COP-30
Obra de reforma do Ver-o-Peso tem previsão para iniciar em março deste ano
-
COP-30
Trabalhadores da Feira do Açaí e da Pedra do Peixe conhecem o projeto de reforma do Ver-o-Peso
-
COP-30
Prefeitura e União Europeia lançam em Dubai o inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa em Belém
-
COP-30
Prefeitura e Estado qualificam trabalhadores da alimentação, em Mosqueiro
-
COP-30
Modelos de selos comemorativos para a COP-30 são apresentados à Prefeitura de Belém
-
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Cúpula inicia em Belém com a proposta de ampliar a cooperação entre os países em defesa da Amazônia
-
COP NA AMAZÔNIA
Agência da ONU coopera com Brasil e outros países amazônicos para COP-30