Cultura na Ilha
Mosqueiro, distrito localizado a 70 km de Belém, abriu o seu primeiro museu interativo com mostra do projeto Arte de Casa em Casa, idealizado por Werne Souza, que também assina a curadoria da exposição. O novo museu ocupa o espaço da Expressart, que funciona no bairro do Ariramba há mais de dez anos como ateliê e residência da família Vila com grande tradição na vida artística da bucólica Mosqueiro. A mostra de abertura foi denominada de “Em Composição” pelo aspecto da interação entre os artistas participantes.
A mostra que marca abertura do novo museu reúne trabalhos da artista Rosângela Britto, reconhecida por sua atuação acadêmica e pesquisadora; Lu Vila, restauradora; Werne Souza entre outros convidados especiais das artes visuais. A mostra foi aberta no último dia 5 com programação de bate-papo e interação de artistas e trabalhos coletivos. A mostra segue aberta á visitação até o dia 16 deste mês, no horário de 17h às 22h.
Para Lu Vila, proprietária do Expressart, a inclusão do espaço no projeto Arte de Casa em Casa garante oportunidades reais para comunidade cultural de Mosqueiro e adjacências que ainda amarga à invisibilidade. “Eu celebro essa parceria com o projeto Arte de Casa em Casa, pois, enquanto artista, tenho inquietação, vontade de tocar as pessoas e deixar a mensagem maravilhosa sobre o mundo da criação artística, da sensibilidade e da harmonia”, destaca Lu Vila, que se divide entre as tarefas de conselheira de cultura de Belém, restauradora e incentivadora das artes em geral.
Lu Vila e a escultora Lygia Silva abriram o Expressart há mais de dez anos. Atualmente, ela festeja o espaço como museu interativo. “Estou muito feliz por essa oportunidade, pois, Mosqueiro reúne grandes talentos artísticos que estão silenciados por falta de apoio e tudo que for bom para mudar essa realidade, eu estarei compondo e acreditando na mudança”, destacou Lu Vila, que vem de uma linhagem familiar de artistas plásticos peruanos e escolheu Mosqueiro para viver e desenvolver seu talento artístico.
Interação – O projeto Arte de Casa em Casa busca a interação do mundo artístico, a partir das experiências realizadas no projeto “Na Casa do Artista”, de Icoaraci. Segundo seu coordenador, Werne Souza, a ideia é fazer girar a produção cultural de trabalhos de artes visuais com outras formas artísticas em ambientes alternativos. As residências que funcionam como espaços culturais são os alvos do projeto. Além de Mosqueiro, o projeto convidou outros cinco espaços com as mesmas semelhanças para promover a interação. Atualmente, quatro municípios e três distritos do Pará já receberam a visita do projeto.
O distrito de Mosqueiro entrou na rota e futuramente fará parte do circuito idealizado pelo coordenador do projeto Arte de Casa em Casa. “Queremos aproximar esses espaços um dos outros e do público e também, sem deixar de chamar atenção à necessidade de criação de políticas públicas destinadas à manutenção desses espaços”, disse Werne Souza, durante lançamento da exposição, em Mosqueiro.
Agenda
Mostra “Em Composição” – Projeto Arte de Casa em Casa
Museu/Ateliê Expressart
Travessa João Manteiga – Nº 18
Ariramba
Até dia 16/04/2024
Horário: 17h às 22h
Maiores informações – Lu Vila (98161-8159)
luvila-24@hotmail.com
Tags
Belém Cultura Mosqueiro
Relacionadas
-
"Presente de Deus"
Hospital Regional Dr. Abelardo Santos completa 5 anos com serviços especializados
-
Excelência
Hospital Abelardo Santos mantém índice de satisfação do usuário acima de 90% pelo quinto mês
-
Samba de Quintal
Tem samba na segunda
-
Canaã dos Carajás
Escola de Música, Dança e Teatro da Casa da Cultura está com matrículas abertas
-
Turismo na Amazônia
Belém, destino brasileiro contemplado pelo Programa Turismo Futuro Brasil
-
Ilha de Marajó
Arraial do Pavulagem realiza o 15º Cordão do Galo para crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari
-
Música
Banda Senta Peia abre comemorações de seu aniversário em Belém
-
Literatura
Cachoeira do Arari terá cortejo literário com obras de Dalcídio Jurandir
-
Engenho Dedé
Dia da Cachaça é celebrado em Belém
-
PODCAST PARAENSE
Carta Amazônia é selecionado para programa Diversidade nas Redações, da Enóis