Cultura na Ilha

Mosqueiro ganha museu interativo com Mostra do projeto Arte de Casa em Casa

Espaço Expressart está de portas abertas para público conferir exposição de artistas paraenses

Mosqueiro, distrito localizado a 70 km de Belém, abriu o seu primeiro museu interativo com mostra do projeto Arte de Casa em Casa, idealizado por Werne Souza, que também assina a curadoria da exposição. O novo museu ocupa o espaço da Expressart, que funciona no bairro do Ariramba há mais de dez anos como ateliê e residência da família Vila com grande tradição na vida artística da bucólica Mosqueiro. A mostra de abertura foi denominada de “Em Composição” pelo aspecto da interação entre os artistas participantes.

A mostra que marca abertura do novo museu reúne trabalhos da artista Rosângela Britto, reconhecida por sua atuação acadêmica e pesquisadora; Lu Vila, restauradora; Werne Souza entre outros convidados especiais das artes visuais. A mostra foi aberta no último dia 5 com programação de bate-papo e interação de artistas e trabalhos coletivos. A mostra segue aberta á visitação até o dia 16 deste mês, no horário de 17h às 22h.

Para Lu Vila, proprietária do Expressart, a inclusão do espaço no projeto Arte de Casa em Casa garante oportunidades reais para comunidade cultural de Mosqueiro e adjacências que ainda amarga à invisibilidade. “Eu celebro essa parceria com o projeto Arte de Casa em Casa, pois, enquanto artista, tenho inquietação, vontade de tocar as pessoas e deixar a mensagem maravilhosa sobre o mundo da criação artística, da sensibilidade e da harmonia”, destaca Lu Vila, que se divide entre as tarefas de conselheira de cultura de Belém, restauradora e incentivadora das artes em geral.

Lu Vila e a escultora Lygia Silva abriram o Expressart há mais de dez anos. Atualmente, ela festeja o espaço como museu interativo. “Estou muito feliz por essa oportunidade, pois, Mosqueiro reúne grandes talentos artísticos que estão silenciados por falta de apoio e tudo que for bom para mudar essa realidade, eu estarei compondo e acreditando na mudança”, destacou Lu Vila, que vem de uma linhagem familiar de artistas plásticos peruanos e escolheu Mosqueiro para viver e desenvolver seu talento artístico.

Interação – O projeto Arte de Casa em Casa busca a interação do mundo artístico, a partir das experiências realizadas no projeto “Na Casa do Artista”, de Icoaraci. Segundo seu coordenador, Werne Souza, a ideia é fazer girar a produção cultural de trabalhos de artes visuais com outras formas artísticas em ambientes alternativos. As residências que funcionam como espaços culturais são os alvos do projeto. Além de Mosqueiro, o projeto convidou outros cinco espaços com as mesmas semelhanças para promover a interação. Atualmente, quatro municípios e três distritos do Pará já receberam a visita do projeto.

O distrito de Mosqueiro entrou na rota e futuramente fará parte do circuito idealizado pelo coordenador do projeto Arte de Casa em Casa. “Queremos aproximar esses espaços um dos outros e do público e também, sem deixar de chamar atenção à necessidade de criação de políticas públicas destinadas à manutenção desses espaços”, disse Werne Souza, durante lançamento da exposição, em Mosqueiro.

Agenda
Mostra “Em Composição” – Projeto Arte de Casa em Casa
Museu/Ateliê Expressart
Travessa João Manteiga – Nº 18
Ariramba
Até dia 16/04/2024
Horário: 17h às 22h
Maiores informações – Lu Vila (98161-8159)
luvila-24@hotmail.com


Tags

Belém Cultura Mosqueiro