Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Economia solidária

Projetos Empoderarte e Ecovassouras estimulam economia solidária com sustentabilidade

No bairro da Sacramenta, em Belém, comunidade participa de oficinas de fabricação de vassouras com garrafas pet e mulheres ganham incentivo para a culinária criativa.

Dois projetos socioambientais desenvolvidos em Belém mobilizam estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e já provocam mudanças na vida de pessoas da comunidade do bairro da Sacramenta, na periferia da capital paraense. Coordenados pela Enactus-UFRA, em parceria com a Suzano, o Ecovassouras e o Empoderarte promovem a economia solidária e semeiam a cultura da sustentabilidade.

No Ecovassouras, a fabricação de vassouras a partir de garrafas PET reintegra à cadeia produtiva materiais que seriam descartados na natureza, informa o estudante de Agronomia Haroldo Lobo, diretor de RH da Enactus-UFRA. O Empoderarte, voltado para o incentivo à culinária criativa e ao artesanato feito por mulheres, promove o desenvolvimento social ao fortalecer os laços comunitários e incentivar a colaboração, criando um ambiente de apoio mútuo e solidariedade, segundo Jennifer Soeiro, acadêmica de Agronomia e diretora de Marketing da Enactus-UFRA.

A parceria entre a Enactus-UFRA e a Suzano começou em novembro de 2023 e se estende até julho de 2024. Doze ações já foram realizadas. Uma terceira iniciativa, o Horti-Sacra, que visa estimular a autonomia alimentar e o reaproveitamento de materiais por meio de hortas verticais nos quintais das casas, está em fase de implantação.

Segundo Haroldo Lobo, todas as práticas são baseadas nos pilares da sustentabilidade, a fim de agregar valor ao trabalho realizado pela comunidade. “Alinhados ao direcionador de cultura da Suzano Papel e Celulose – ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ -, o nosso modelo de negócio envolve uma vinculação indissociável com a inter-relação pessoa-ambiente para a construção de um futuro mais justo para todos”, disse o líder do time Enactus.

O Empoderarte, afirma Jennifer Soeiro, proporciona empoderamento econômico às mulheres por meio de capacitação em habilidades voltadas para o meio digital e de vendas, permitindo que gerem uma fonte adicional para reduzir a dependência financeira e aumentar a autonomia econômica. Além disso, observou Jennifer, incentiva a valorização da culinária e dos produtos artesanais típicos da região, preservando tradições e identidade cultural da comunidade.

Desde novembro de 2023, 59 pessoas da comunidade da Sacramenta, no entorno da fábrica da Suzano, estão diretamente envolvidas com os projetos. “As capacitações e oficinas eram feitas nas casas dos moradores. Também foram realizadas ações de educação ambiental na escola de ensino fundamental Esther Bandeira”, informou Ingrid Lorena, estudante de Agronomia e presidente do time Enactus-UFRA.

Segundo Ingrid, a receptividade da comunidade tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “Os moradores da Sacramenta, participantes dos projetos, têm mostrado interesse genuíno e abertura para aprender. Essa disposição promove uma colaboração e resulta em soluções mais eficazes e sustentáveis que atendem às necessidades locais”, disse.

O acadêmico Haroldo Lobo destacou a importância da atuação dos estudantes da UFRA nos projetos. “Os estudantes têm um papel fundamental nesse processo. Entramos com a nossa expertise para converter a teoria em ações e para garantir uma gestão eficiente”, disse.

O trabalho desenvolvido com a comunidade da Sacramenta, segundo Haroldo, contribui para a formação profissional e cidadã dos acadêmicos da UFRA. “A educação e a sustentabilidade são pilares fundamentais para a construção de um futuro mais justo para todos. Como acadêmicos da única Instituição Federal de Ensino Superior que carrega a Amazônia em seu nome, entendemos o nosso papel na trajetória de redução da desigualdade social e de busca por alternativas sustentáveis de produção. A interconexão das iniciativas da Suzano Papel e Celulose com a Enactus-UFRA é uma oportunidade real para a formação de lideranças jovens, com orientação voltada para as estratégias de negócios e preservação do nosso planeta”, finalizou.

Josiane Ferreira Martins, 45 anos, artesã e costureira, tem dois filhos e mora na passagem Vila Nova, na Sacramenta. Começou a participar do Empoderarte e já ampliou sua rede de clientes. "O projeto me proporciona comercializar meus produtos. Com isso, consigo gerar mais renda para a minha família", disse. Josiane não esconde a satisfação. "Hoje em dia eu posso dizer que vivo do meu artesanato e me sinto muito orgulhosa da minha trajetória", afirmou.

Sobre a Enactus:

Fundada em 1998 no Brasil, a organização internacional sem fins lucrativos Enactus dedica-se a inspirar jovens universitários a transformar vidas por meio da ação empreendedora. O Brasil é um dos 33 países que operam o programa Enactus, unindo estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos em rede para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental. Os times são movidos por integridade, paixão, inovação e colaboração.

O time Enactus-UFRA integra alunos de vários cursos de graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia, localizada em Belém. O Enactus-UFRA planeja e executa projetos de empreendedorismo social, em comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em poucos meses de ativado, já ganhou quatro prêmios nacionais. Hoje, tem seis projetos em execução. Três são em parceria com a Suzano.

Sobre a Suzano:

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br.


Tags

Empreendedorismo Sustentabilidade Suzano UFRA