Cultura

Museu interativo chega a Belém e diversifica a programação da XVI Feira da Indústria do Pará

O museu 100% interativo SESI Lab será uma das atrações da XVI Feira da Indústria do Pará. A versão itinerante do espaço desembarcará em Belém com uma exposição de 10 aparatos que envolvem arte, ciência e tecnologia. O ambiente tem o objetivo de oferecer uma experiência interativa e lúdica aos paraenses, nos moldes do que é feito no museu em Brasília. A visitação será gratuita.

Nesta edição, a FIPA traz como tema ‘Negócios e Sustentabilidade na Amazônia’, abordagem que dialoga diretamente com o tema anual escolhido pelo SESI Lab para 2024: bioeconomia e biodiversidade. A proposta é abordar a ligação entre o fomento à educação e a missão de resgatar nas pessoas o encantamento pela ciência como ferramenta catalizadora do conhecimento.  

“As ações itinerantes estão previstas como uma importante estratégia de ampliação de acesso, inclusão e divulgação do SESI Lab para além do edifício-sede, em Brasília. Ter a oportunidade de percorrer o Brasil é muito gratificante e estratégico para o propósito do museu”, fala a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho.

Estarão disponíveis para público paraense instalações interativas de maior sucesso de público, como o banco musical, tubo de vento, jogo de cooperação, dança do robô e o borboletário virtual, que é uma novidade no acervo.

Sobre o SESI Lab - O SESI Lab é um museu interativo de iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA), o espaço está alicerçado na atuação em conexão com cultura, educação e ciência. Inaugurado em novembro de 2022, o espaço possui programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos e já recebeu mais de 330 mil visitantes desde a abertura.

Na programação multidisciplinar, inclui exposições temporárias e permanentes, festivais, seminários, workshops, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker. Com quase 7,5 mil metros quadrados, o museu devolve à sociedade um prédio tombado assinado por Oscar Niemeyer, como um bem cultural e que tem o propósito de ser um hub de difusão democrática de conhecimento para todas as regiões do país.

A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará.

Conheça mais sobre o SESI Lab no Instagram @sesi.lab e no site www.sesilab.com.br.


Tags

Cultura Fiepa indústria SESI