Cultura

O Boticário é a marca de beleza oficial do Festival de Parintins 2024 e celebra a beleza do Amazonas

Presente no evento desde 2018, marca fortalece sua presença no festival nesta edição como patrocinadora oficial e enaltece a diversidade cultural

O Boticário, marca de beleza mais amada pelos brasileiros*,? anuncia patrocínio inédito a 57° edição do Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A marca, que está presente no festival desde 2018 como apoiadora, neste ano, assina como a marca oficial de beleza do festival, endossando o compromisso com a identidade do povo amazonense ao celebrar um dos espetáculos mais esperados do Brasil em 2024.

Entre os dias 28 e 30 de junho, o Boticário se junta à população de todo país, na Ilha de Parintins, para a festa tão aguardada todos os anos - a expectativa é de que, neste ano, o festival receba cerca de 120 mil visitantes, superando a estimativa de 2023. Atento a esse cenário e comprometido em transbordar o regionalismo da região para todo o Brasil como patrocinadora oficial do evento, o Boticário aposta em uma estratégia de comunicação 360°, que vai priorizar a jornada do consumidor do Amazonas, até as experiências nos três dias de festival.

Para isso, a marca vai realçar a beleza do festival em agendas pré, durante e pós-evento, com ações que pretendem extrapolar a presença nas ruas de Parintins e no Bumbódromo, e seguir para festas espalhadas pela região, que reforçam o pilar cultural do Festival. Para Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário, mais do que oferecer produtos, a marca quer gerar experiências inovadoras, estabelecendo uma conexão que não apenas fortaleça a identidade da marca na região, mas amplifica o regionalismo e a importância do evento para o Brasil inteiro.

“Nós temos orgulho em dizer que fomos a primeira marca de beleza a ter um olhar realmente próximo ao Festival de Parintins. Desde 2018, nós estamos empenhados em construir um posicionamento forte e próximo à cultura local, já que o festival carrega o propósito que dialoga diretamente com um dos nossos pilares mais importantes enquanto marca: as relações humanas. Neste ano, com o patrocínio, nós queremos estabelecer um novo patamar de atuação da marca, celebrando a beleza que só se encontra em Parintins”.

O Boticário estará presente também, nas festas oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, em Manaus e em Parintins - como o lançamento do álbum de toadas, que apresenta o repertório escolhido por cada boi para os dias de apresentação no evento. Já para os dias oficiais do festival, a marca já prevê ativações imersivas: um espaço de beleza no Clube Kwati, que será inspirado no triciclo, meio de transporte icônico de Parintins, e que contará com produtos selecionados, representando a cor de cada boi, para engajar ambas as torcidas. Quem estiver nas filas para acessar o Bumbódromo, também será impactado, podendo experimentar alguns produtos da marca.

IDENTIDADE CULTURAL E VISUAL

Neste ano, a marca incorpora na identidade visual que levará para o Festival, a essência local, exaltando as vibrantes cores azul e vermelho, simbolizando os bois Caprichoso e Garantido, mas ao mesmo tempo, adiciona a presença do verde, principal cor da marca e que será representada por meio de ilustrações e peças de campanha que tragam os elementos da Floresta Amazônica, como plantas, folhas e penas.

Os traços e ilustrações são assinados pelo artista visual parintinense Pito Silva, vencedor do concurso “Mural Bumbódromo”,  responsável pela nova fachada do Bumbódromo em 2024. “Nós procuramos evoluir nossa identidade visual e, ao mesmo tempo, celebrar a riqueza cultural de Parintins, ao trazer o Pito para a criação das peças. Suas inovações nos ajudam a contar a narrativa da nossa presença na ilha”, explica Jacqueline.

ATUAÇÃO PERENE

O Boticário está presente no Festival de Parintins desde 2018 como apoiador, assinando a Perfumaria Oficial de Parintins. Todos os anos, a marca prepara ativações volantes com experimentação de produtos e distribuição de brindes. Em 2023, por exemplo, esteve presente com um espaço na Praça da Catedral, inspirado no Bumbódromo, projetado para celebrar a festa e promover a inclusão, com recursos de áudio descrição, textos em braille e rampas de acesso, onde os visitantes puderam desfrutar de um camarim com serviço de maquiagem inspirada nas cores de cada boi e tiveram a oportunidade de criar conteúdo em câmera 360º, além de aplicar tatuagens temporárias inspiradas nos bois.

“Nós iniciamos nossa presença no festival, em 2018, de forma tímida, entendendo sobre o espetáculo, suas nuances e sua cultura particular. No último ano, nós proporcionamos uma participação mais impactante, cobrindo as ruas de Manaus e também de Parintins, reforçando nosso território de perfumaria oficial e trazendo mais humanização na comunicação de marca com a presença das cunhãs. Nossa participação ao longo desses anos, foi de extrema importância para entendermos o nosso papel como marca de beleza nas tradições e na diversidade cultural da região. Em 2024, estamos determinados em fortalecer ainda mais essa conexão, honrando as raízes do festival e promovendo experiências únicas e inesquecíveis”, finaliza Tobaru.


Tags

Amazônia Cultura Festival de Parintins O Boticário