MODA MADE IN AMAZÔNIA

A cultura e identidade marajoara, marcadas pelos icônicos grafismos dos povos ancestrais da Ilha do Marajó, ganharam vida em peças de vestuário e acessórios de 10 marcas que participaram do 2º Desfile da Coleção ‘Cápsula Marajó’. O evento, realizado na noite de terça-feira (30.04) no Parque Estadual do Utinga, em Belém, trouxe à passarela uma variedade de camisas, vestidos, artigos de moda praia, chapéus e outros acessórios, todos inspirados na rica tradição visual da região. Os modelos desfilaram ao som do grupo de tradições marajoaras Os Aruãs, de Soure.
Rosilda Angelim, fundadora da marca Cañybó, compartilhou sua paixão pela costura, uma herança de sua mãe alfaiate, enquanto apresentava suas nove peças inspiradas na cultura marajoara. "Nossa expectativa é sempre levar nossa cultura de forma responsável, mostrando nossa ancestralidade e contando histórias por meio de nossas criações", disse Rosilda, natural da comunidade quilombola Bairro Alto, em Salvaterra.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, enfatizou a importância da iniciativa, destacando o lançamento da coleção autoral "Cápsulas do Marajó", parte do projeto Polo de Moda do Marajó. "Queremos mostrar para o mundo a riqueza da cultura do Pará, começando por Soure e agora em Belém. Nosso objetivo é expandir a cultura legítima do Pará para além de nossas fronteiras", explicou.
Já a secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal, destacou a importância da cultura marajoara e seu rico acervo arqueológico, ressaltando a complexidade cultural e simbólica dos povos ancestrais da região, que habitam a área há mais de 12 mil anos.
Os grafismos marajoaras, descobertos por meio de escavações arqueológicas, têm servido de inspiração para artesãos e bordadeiras, e agora também para costureiras da Ilha do Marajó, contribuindo para a geração de emprego e renda local e para a afirmação da identidade cultural da região.
O evento contou com o apoio da Organização Social Pará2000 e da marca Seringô, que forneceu os calçados fabricados com matérias-primas vegetais usados pelos modelos no desfile. O prefeito de Soure, Carlos Augusto Gouvêa (Guto), expressou sua satisfação com o projeto, destacando seu impacto positivo para o município.
Antes de apresentarem suas peças, as costureiras e estilistas passaram por uma capacitação abrangente, que incluiu diversos aspectos da produção e gestão de negócios. O Polo de Moda do Marajó é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Pará, o Sebrae/PA, as prefeituras municipais de Soure e Cachoeira do Arari, o Senai e o Senar, e visa fortalecer o setor de moda autoral na região.
Com informações da Agência Sebrae