POLÍTICA PÚBLICA
Foto: MÁCIO FERREIRA / AG BELÉM
Porta de entrada dos benefícios fornecidos pelas esferas federal e municipal a pessoas em situação de vulnerabilidade, a Central do Cadastro Único, na Augusto Montenegro, recebeu a visita do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na manhã desta terça-feira, 14. O objetivo foi ver de perto como é feito o atendimento das pessoas e conversar com a população sobre a qualidade do serviço ofertado pela Prefeitura de Belém.
Beneficiária de programas como o “Pé de Meia”, do governo federal, o “Bolsa Família” e o “Bora Belém”, Marli Menezes, 55, aguardava para atualizar o cadastro, consciente da necessidade de manter as informações corretas.
“É importante fazer a atualização das informações do cadastro único para que o governo não venha a suspender os benefícios e também que as fraudes possam ser combatidas. Aqui é a primeira vez que eu venho e pelo que eu tô vendo tá bem rapidinho e os funcionários são bem atenciosos para tirar as nossas dúvidas”, elogiou.
A presidente da Fundação Papa João XXIII, Alda Frota, acredita que a visita do prefeito ao espaço mostra o compromisso dele com as pessoas mais vulneráveis. “Os atendidos na Central do CadÚnico já estão num estado de vulnerabilidade, em que elas precisam encontrar um conforto e uma oportunidade para se recompor e retomar a sua vida. O CadÚnico é essa porta de entrada para o acesso aos benefícios capazes de ajudar essas pessoas e receber o prefeito, poder conversar com ele sobre as necessidades que elas têm, ajuda a elevar a esperança da população num futuro com mais dignidade”, declarou a presidente.
A opinião é compartilhada pela dona de casa, Silvana Tavares, 42 , que estava no CadÚnico para fazer o recadastramento no Bolsa Família. “Saber que prefeito olha para nós, vem aqui saber como funciona,ajuda a gente a ter certeza que esse benefício vem socorrer a gente no momento de dificuldade como agora, que eu não posso trabalhar porque estou doente e o Bolsa Família é o que não vai deixar a gente passar fome”, conta.
Em conversa na sala de espera da Central do CadÚnico, o prefeito Edmilson Rodrigues fez questão de ouvir os questionamentos das pessoas atendidas e apontar todos os serviços que o cadastro pode oferecer. “É preciso estar no CadÚnico para acessar benefícios, como medicamentos da Farmácia Popular e o Pé de Meia do governo federal, além do Bolsa Família e do Bora Belém e ainda as tarifas sociais em alguns serviços. Vocês que estão aqui, estão de parabéns por acreditar na política pública. É preciso fortalecer a política pública que é feita para o povo”, disse o prefeito.
Cadastro Único
O Cadastro Único é o principal instrumento do governo brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão de benefícios como o Programa Bolsa Família, Pé de Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio-Gás e Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.