Cinema
O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com inscrições abertas até 31 de maio e amplia a oportunidade para filmes produzidos na região Norte. O formulário está disponível no site festivalolhardonorte.com.
A sexta edição do evento, realizado pela Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e em parceria com CineSet, acontece no segundo semestre deste ano.
Podem concorrer filmes com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2023 e cada autor pode inscrever mais de uma obra cinematográfica. No total, são três mostras competitivas: Amazônia, que abrange filmes realizados e diretores dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com produções e diretores dos demais estados brasileiros; e Olhar Panorâmico, que tem exibições on-line de obras cinematográficas e diretores também de estados da Amazônia Legal.
A programação tem ainda a mostra não-competitiva Olhinho, para filmes infantojuvenis e aberto para todos os estados do Brasil, além das produções convidadas.
“Decidimos prorrogar as inscrições do festival porque, apesar do grande número de filmes inscritos, sentimos falta da participação de produções da região Norte, especialmente do Amazonas, Pará e Roraima, estados que sempre se destacam no evento”, afirma o curador Diego Bauer.
Diego Bauer, que divide a curadoria com Flávia Abtibol e Victor Kaleb, pontua que, até o momento, o Olhar do Norte tem 500 filmes inscritos.
“Já batemos o nosso recorde, é o nosso maior número até hoje. Com certeza vamos ter uma curadoria muito ampla e variada, com filmes que apontam para caminhos diferentes, mas, ao mesmo tempo, carregam em comum o fato de terem sido produzidos e gravados no Norte, por pessoas daqui”, comenta o curador. “Nesta edição vamos continuar com propostas diferentes, explorando questões relacionadas à Amazônia e essa variedade é uma das nossas qualidades”.
A lista dos selecionados vai ser divulgada no site do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte e no Instagram (@olhardonorte).
Prêmios
Todos os filmes selecionados para a Mostra Amazônia concorrem ao prêmio de “Melhor Filme”, “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O corpo de jurados vai ser formado por profissionais da área.
Em Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a premiação é para “Melhor Filme”, “Menção Honrosa do Júri” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O júri vai ser composto por críticos do site Cine Set.
FOTOS: Robert Coelho
Tags
Amazônia Cinema Cultura Festival de Cinema
Relacionadas
-
Cultura
AMAZÔNIA FI(DOC) prorroga inscrições para mostras competitivas no próximo dia 15 de setembro
-
Jovens brasileiros
Daniel Mola e Giovanni Cariani se superam, derrubam campeões do mundo e vão à semi no Amazônia Open
-
Marajó
Moradores da Resex Mapuá participam de oficina de gestão administrativa e financeira
-
Educação Amazônida
Belém dá salto com escolas ribeirinhas, nas florestas e campos
-
Terra Indígena
Combate ao garimpo de forma permanente é urgente, diz procurador
-
Retomado
Fundo Amazônia capta R$ 726 mi em 2023, maior valor desde 2009
-
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Ararajubas retornam à natureza durante as comemorações dos 408 anos de Belém
-
Inovação
Aplicativo auxilia o manejo sustentável de açaizais nativos na Amazônia
-
Em concerto
Orquestra Sinfônica Brasileira homenageia Maestro Waldemar Henrique e ritmos amazônicos em Altamira
-
Justiça e Amazônia
Belém recebe o Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho