COP-30





Foto: DINEI SOUZA / AG.BELÉM
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao lado do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Alex Carvalho, e diversas autoridades políticas do estado do Pará, abriram a XVI Feira das Indústrias do Pará (Fipa) foi aberta na noite desta quarta-feira, 22, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, e que segue até sábado.
Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, o evento tem o objetivo de reunir pequenas, médias e grandes empresas da indústria para debater e gerar negócios. Este ano serão 70 estandes, com 90 expositores.
Durante a abertura do evento, o prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou a importância da Fipa, que gera oportunidade de negócios na capital paraense e destacou que Belém vem se preparando para a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP-30), por meio dessas grandes programações na cidade.
“Estamos preparando Belém para a COP-30 com obras como a reforma e restauro do Mercado de São Brás, a revitalização do Ver-o-Peso e a construção do Parque São Joaquim, entre outras, que vão deixar um legado importante para a cidade. Belém será o centro da atenção internacional em 2025, o que vai estimular a economia de forma importante. Somos uma capital de população pobre em um estado rico em potenciais hidrelétrico e minerário, que contribui para o desenvolvimento do país, mas não consegue internalizar essa riqueza. Precisamos e merecemos de todo apoio que pudermos ter para aproveitarmos a chance de desenvolvimento socioeconômico que surge para Belém com a COP-30”, ressaltou o prefeito.
No discurso de abertura, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, falou sobre sustentabilidade, crescimento industrial e COP-30. “O Brasil vive um bom momento, caiu a intenção de juros, o desemprego e cresceu a oportunidade. A nova indústria no Brasil tem quatro pilares e busca ser inovadora, com a renovação das máquinas e a melhor produtividade. Belém vai receber um dos maiores eventos do mundo, que é a COP-30, e junto com as indústrias podemos discutir a sustentabilidade e a energia limpa, tudo voltado para este evento no ano que vem”.
Programação - A Fipa vai oferecer ainda, durante sua programação, apresentações culturais, encontros técnicos, palestras, fóruns, rodadas de negócios, premiações, torneio de inovação e soluções tecnológicas. A expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias de programação.
“É uma grande feira temática, que traz um caminho muito longo ao desenvolvimento, que vai trazer geração de renda e debates. Teremos rodadas de negócios, palestras durante todos esses dias”, explicou o presidente da Fiepa, Alex Carvalho.