Foto: Ascom Sesma
“É extremante positivo constatar o salto de qualidade que agregou as novas tecnologias com o trabalho do profissional de saúde no atendimento de urgência e emergência. Oficinas de atualização na Semana da Enfermagem são fundamentais para o bom desempenho de enfermeiros e para que o paciente volte firme e saudável à vida normal”, destacou a técnica de enfermagem, Dione Nogueira, durante a programação da III Semana de Enfermagem do SAMU 192 Belém - Desafios da Enfermagem no Contexto Amazônico Rumo à COP 30.
O evento é uma ação da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Departamento de Urgência e Emergência (DEUE). Com o tema “Romper Bolhas no Mundo Atual para o Existir e o Coexistir da Enfermagem”, a programação começou na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório do Hospital da Aeronáutica, e tem como objetivo oferecer conhecimento, fomentar o debate e a troca de experiências para técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam no SAMU 192 Belém, bem como a comunicação com entidades parceiras na atuação desses serviços com ênfase no contexto amazônico.
Ciência do cuidado
“A enfermagem é a ciência do cuidado. É o alicerce da assistência à saúde. A Semana de Enfermagem propõe oficinas com foco na reflexão do atendimento de urgência e emergência em tempo oportuno, desde o resgate pré-hospitalar, o atendimento intra e pós-hospitalar, o que é importante na assistência integral ao paciente, no cuidado compartilhado”, enfatiza Fernanda Duarte, diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma.
Com formação profissional e pós-graduação na área de enfermagem, o grupo de ministrantes das oficinas é composto por: Fernanda Duarte (DEUE), Daniele Cruz (Conselho Regional de Enfermagem do Pará), Willian Borges (Associação Brasileira de Enfermagem/Pará), Marta Gianne (Secretaria de Estado de Saúde- Sespa), Instituto Francilene Belo, Marcelo Mendes (Curativos), Nayara Nonato (Central Estadual de Regulação), Yago Barros (Aeromédico), Edson Lucena (Pró-Emergência), Martha Geane (Povos Tradicionais) e Rosivalda Oliveira (Terapia Intensiva). Os instrutores possuem currículo compatível com os conteúdos que serão ministrados, além de possuírem experiência técnica e profissional em primeiros-socorros.
Simulação - Até a sexta-feira, 24, serão empregadas estratégias de ensino-aprendizagem por meio de aulas expositivo-dialogadas, aulas práticas para treino de habilidades e cenários de simulação realística com devolutiva das habilidades técnicas pelos participantes. O resultado esperado é maior segurança e confiabilidade em intervenções de urgência e emergência em tempo hábil.
Na manhã de sábado, 25, na sede do SAMU Belém, será realizada a Expo Enfermagem – Enfermeiro Empreendedor, exposição aberta ao público, que poderá conhecer os serviços disponíveis no atendimento de urgência e emergência em Belém. “Com vários stands montados, a comunidade terá acesso às redes de triagem em situação de prestar socorro às vítimas de acidentes, atendimento sinalizado pelo uso de cores, utilização das lonas primária, secundária e terciária, o uso correto do colar cervical, entre outros procedimentos”, adianta Mariana Sales, coordenadora do SAMU 192 Belém.
A sede municipal do SAMU fica localizada na Av. Almirante Barroso, 4833, esquina com a Travessa Tavares Bastos.
A sede municipal do SAMU fica localizada na Av. Almirante Barroso, 4833, esquina com a Travessa Tavares Bastos.