Governança responsável
O Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, está em Belém do Pará, para participar da reunião do SAI20 (Supreme Audit Institution Engagement Group of 20), grupo de engajamento das instituições superiores de controle (ISC) dos países que compõem o G20, que tem a presidência atual do TCU.
O SAI20 surgiu com objetivo de promover a colaboração e contribuir para o fortalecimento da supervisão, o desenvolvimento de insights e o fornecimento de previsões estratégicas com foco na governança responsável.
Augusto Nardes, depois de uma visita à cidade, se mostrou preocupado em relação ao meio ambiente. “Preciso conversar com as autoridades para saber sobre ações de Governança, na cidade e também no Estado para saber se estão sendo realizadas avaliação de risco para a possibilidade de alterações climáticas. E se a defesa civil está bem estruturada para emergências. Não podemos permitir que o que aconteceu lá no Rio Grande do Sul se repita por aqui”.
Para o Ministro, “Aqui tem muita água, assim como no Rio Grande do Sul. Medidas protetivas tem que acontecer para evitar prejuízos no futuro. Tem que ter governança, monitoramento, avaliação e transparência”.
Representantes de vários países estão participando do evento na cidade de Belém do Pará. O SAI20 é presidido pela ISC do país que está à frente do G20, atualmente o Brasil, representado pelo Tribunal de Contas da União. O grupo tem papel importante na supervisão da implementação dos compromissos do G20 ao mesmo tempo em que oferece suporte para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, (ONU).