BASTIDORES POLÍTICOS

Governo do Pará abre oficialmente Pré-Cúpula do Y20 em Belém

Esta é a primeira vez na história que o Brasil assume a liderança da Pré-cúpula e o encontro em Belém foi fruto de uma parceria entre o Y20, o governo federal e o governo do Pará

Foi aberto oficialmente em Belém, nesta segunda-feira, 17, o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). A cerimônia de abertura da Pré-cúpula ocorreu à noite, no Theatro da Paz, com a presença do governador Helder Barbalho; do secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos; de ministros de Estado; de parlamentares; da governança do Y20 e de delegações internacionais dos membros do G20 e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); além de representantes de todos os Estados; lideranças jovens e ativistas sociais e ambientais de todo o País.

Esta é a primeira vez na história que o Brasil assume a liderança da Pré-cúpula e o encontro em Belém foi fruto de uma parceria entre o Y20, o governo federal e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), através da Gerência de Juventudes, ligada à pasta. Depois da cerimônia de abertura, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, estão previstas atividades no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e na Usina da Paz Cabanagem. Um dos objetivos do encontro é subsidiar a elaboração de um documento com reivindicações e propostas das juventudes para o Summit do Y20, que ocorre em agosto no Rio de Janeiro, para ser entregue durante a Cúpula de Líderes do G20, em novembro.    

No início da solenidade, a cantora paraense Naieme, interpretou os hinos brasileiro e paraense ao ritmo regional, com direito a tambores e matracas nas mãos. Na sequência, a cantora Zaynara, também paraense, apresentou o sucesso autoral “Sou do Norte” e foi aclamada pela plateia lotada. Em diversos momentos do evento, atores locais encenaram referências da cultura paraense, a exemplo do Círio de Nazaré.   

Parcerias pelas juventudes -  Em seguida, o governador Helder Barbalho e o titular da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, assinaram diversos acordos que visam conceder benefícios para a juventude paraense. O primeiro foi um acordo de cooperação com o Instituto Coliga, que oferece cursos na área da economia criativa. O objetivo é a formação de jovens empreendedores.

Também foi firmado, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), um acordo de cooperação para implementação do Programa Empreende Juventude, que também visa à capacitação desse público para o universo do empreendedorismo. 

Na mesma linha, foi assinado convênio entre o Banco do Estado do Pará (Banpará) e Seirdh, para implantação do Programa Juventude Empreendedora, que envolve o lançamento de uma linha de crédito para fomentar o empreendedorismo entre jovens de 18 a 29 anos. O limite do crédito é de R$ 5 mil, com pagamento em até 24 meses. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento regional e gerar emprego. Os três primeiros jovens paraenses contemplados com a linha, João Pedro Cordeiro dos Santos, Jéssica Soares e Rafael Ferreira. receberam os cheques simbólicos no palco, das mãos do governador Helder Barbalho. 

Juventude Negra Viva - Ainda na cerimônia, o Chefe do Executivo paraense, Helder Barbalho, assinou, junto com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, a adesão do Estado do Pará ao Plano Juventude Negra Viva, que trata de uma série de ações para reduzir as vulnerabilidades sociais e ampliar a qualidade de vida das juventudes negras em todo o Brasil. 

O governador Helder Barbalho fez questão de agradecer a todos pela escolha do Estado do Pará para sediar o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). Ele também destacou a importância de aliar o desenvolvimento regional à conservação dos recursos naturais e o respeito aos povos tradicionais, sejam eles quilombolas, ribeirinhos, negros, entre outros.

“A presença dos jovens do mundo inteiro aqui para subsidiar a preparação para a COP30, que ocorrerá aqui mesmo em Belém, em novembro do ano que vem, é uma contribuição extraordinária, pois não haverá futuro sem planeta e esse futuro pertence aos jovens. O Brasil tem adotado inúmeras agendas e avançado para garantir o futuro do planeta e a grande prova disso é que escolheu a Amazônia para sediar a próxima COP no Pará. E o Governo do Pará segue no mesmo caminho. Lançamos uma força-tarefa nos 15 municípios com maior incidência de crimes ambientais e já alcançamos uma redução de 67% dos alertas de desmatamento nessas cidades. Estamos usando os aparatos de segurança para defender a natureza, estratégia que, além dos benefícios ambientais, também coopera para a redução da criminalidade. Estamos decifrando o que antes era um enigma, de que é possível criar condições, combater a fome e criar riquezas na Amazônia sem devastar, levando em conta conhecimentos dos povos ancestrais”, frisou. 

O Chair do Y20, Marcos Barão, agradeceu ao povo do Pará pela recepção calorosa à Pré-cúpula do Y20 no Pará e fez questão de apresentar ao público a delegação brasileira no Y20, que são os jovens escolhidos para atuar como delegados do Y20, a partir de um edital lançado para todo o País. A delegada Marrayan Sampaio, de 24 anos, ressaltou a importância da participação da sociedade civil em fóruns como o G20. “O Brasil assume pela primeira vez a presidência do G20 e nós sabemos que, para construir um mundo justo e um planeta sustentavel, é fundamental que todo esse esforço seja feito junto com a sociedade civil, especialmente a juventude brasileira. Nada sobre nós sem nós”, pontuou. 

Já o ministro das Cidades, Jader Filho, que acompanhou a cerimônia, fez um discurso voltado para a importância da COP30, pela primeira vez, no Brasil e, de modo especial, na Amazônia. Para ele, é fundamental que a COP também promova o cuidado com as pessoas.

“Vamos falar da Amazônia a partir da Amazônia, para entender as potencialidades e os problemas daqui. Se a gente quer preservar, precisa cuidar das pessoas que vivem na Amazônia. Definitivamente, não dá para dissociar a preservação das florestas do cuidado com as pessoas. O governo brasileiro não vai se furtar de cuidar das pessoas, das florestas e das cidades, mas também precisamos que as grandes potências comecem a pagar um pouquinho dessa dívida ambiental que elas criaram ao longo dos anos”, observou. 

O Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, explicou que o Brasil, na sua presidência do G20, deu uma importância ainda maior para os grupos de engajamento, a exemplo do Y20. “O presidente Lula criou, na prática, o chamado G20 social e que nos deu a tarefa de coordená-lo. Os grupos de engajamento já aconteciam há alguns anos, mas de forma isolada, agora, nós estamos juntando tudo para que a participação da sociedade civil organizada possa colocar a sua impressão digital nas políticas públicas, não só do Brasil, mas das 20 economias mais poderosas do planeta”, finalizou. 

As atividades da Pré-Cúpula do Y20 seguem durante toda esta terça-feira, 18, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e se encerram na quarta-feira, 19. 

Ao final da cerimônia de abertura, além de uma apresentação cultural de carimbó, ao lado do Theatro da Paz, foi realizado um show gratuito da cantora Zaynara. 

Texto: Elk Oliveira - Agência Pará 


Tags

Amazônia Bastidores Políticos Sustentabilidade