PARCERIA
Foto: Ascom - Guarda Municipal de Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), ministrou aulas de Legislação e Patrulhamento Tático com Cães para os agentes da Guarda Civil Municipal de Marituba (GCMM), que participam do Estágio de Ações Táticas promovido pela GCMM. A formação dos guardas, iniciada no último dia 27 de maio e que segue até o dia 22 de junho, visa habilitar os guardas municipais do operacional da GCMM que almejam uma vaga no Grupamento de Ações Táticas (GAT).
Os orientadores da formação foram os guardas municipais Fernando Augusto Rodrigues, Edvaldo José Cordeiro, André Franco Leite e Sidney da Silva. As disciplinas de Legislação e Patrulhamento Tático com Cães ocorreram nesta quarta-feira, 19, pelo Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) em Belém, na sede do Atac, localizada no bairro do Tapanã.
A aula de Legislação foi no período da manhã, com os participantes adquirindo conhecimentos básicos sobre o Código Penal, o Artigo 5° da constituição, dentre outros assuntos relacionados ao tema. No período da tarde, houve realização do módulo de Patrulhamento Tático com Cães. Além da teoria, os alunos tiveram instrução prática com condução do cão.
O coordenador do Atac, inspetor José Iranildo Pereira, agradeceu ao comandante da GCMM, Jefferson Dantas Campos, pelo convite. Na opinião dele, isso demonstra a confiança da instituição de Marituba ao trabalho realizado pela GMB. “Assim como em Marituba, a GMB contribuiu também com o curso oferecido pela Guarda de Castanhal aos seus guardas na semana passada. Por esse motivo, a GMB e o Atac se sentem honrados pelo reconhecimento, garantindo uma formação de acordo com a realidade de ambos os municípios”, ressaltou o inspetor.
Silva Marciel, um dos estagiários em formação pela GCMM e que busca uma vaga no GAT da instituição, disse que “os conhecimentos repassados serão absorvidos por mim e aplicados ao longo da evolução do nosso profissional de segurança pública, para que sejam multiplicados em nossa instituição”.