TAMO JUNTO E MISTURADO



Foto: Foto: Vagner Mendes/Ascom Fumbel
O segundo dia da fase final do concurso de Quadrilhas foi acirrado. Nesta segunda etapa, 18 grupos se apresentam aos jurados e são avaliadas nos quesitos: conjunto, coreografia, traje, marcação e evolução. Até o final das apresentações, seis quadrilhas por dia dão um show junino para conquistar a todos. Na noite desta sexta-feira, 21, o Piano Palco recebeu a Encanto da Juventude, Sedução Ranchista, Reino de São João, Amor de Um Mensageiro, Paraíso Junino e As obras de um Rei e Rainha da Juventude.
Entre as correntes da noite, a Quadrilha Encanto da Juventude, que tirou a pontuação máxima na primeira apuração, revelou mais uma vez a força de seus participantes durante a apresentação para repetir a pontuação da primeira fase do concurso. Ao sinalizar cada movimento com muita energia, o marcador, Rodrigo Repila, afirmou que o grupo junino deu o seu melhor para se manter entre as cinco melhores.
“A nossa responsabilidade está duplicada. Nós entramos com a responsabilidade de defender esse teste que a gente trouxe e, graças a Deus, todos puderam ver o espetáculo que acabamos de fazer. Então, eu tenho certeza que vamos continuar sendo a única nota máxima. Não por orgulho, mas por todo nosso trabalho, esforço e dedicação”, ressaltou Rodrigo.
Palco Cuia Acústica - Também nesta sexta-feira, o palco da Cuia Acústica do Arraial de Belém foi de uma celebração vibrante da cultura paraense, com a apresentação de sete grupos regionais, que encantaram o público com sua música e tradições locais.
Entre os destaques da noite, esteve o grupo Boi de Máscara Rei do Guamá, com uma performance única que mescla tradição e inovação. Socorro Corrêia, representante do grupo, destacou a singularidade do seu boi durante a apresentação. "Nós somos o único boi a quatro pernas. É uma tradição que mantemos viva com muito orgulho e dedicação", informou.
Sidney Viegas, também do grupo Boi de Máscara Rei do Guamá, ressaltou a importância dessa representação cultural. "Nossa origem em São Caetano de Odivelas é um pilar da nossa identidade. Estar aqui em Belém, representando nossa terra e nossa cultura, é uma honra imensa".
O público, composto por moradores de Belém e visitantes, apreciou cada momento das apresentações. O contador Awthyerry Uchoa, que veio prestigiar as festividades, enfatizou a importância de eventos como este para a valorização da cultura local. "É gratificante ver programações culturais que valorizam a cultura paraense. O Arraial de Belém é um espaço de celebração e preservação das nossas tradições".
O Palco Cuia do Arraial de Belém continua a ser um ponto de encontro para a música, dança e expressões culturais da região, reafirmando seu papel essencial na promoção e preservação da cultural paraense.
Confira a programação deste final de semana:
Mostra Cultural I (2ª Semana) - 22 e 23 - Local: Palco Cuia Acústica. Praça Waldemar Henrique
22/06 (Sábado) - Local: Cuia Acústica. Praça Waldemar Henrique:
18h30 - Ponto De Cultura Ananin Dance (Toada)
19h20 - Instituto Cultural Mistura Regional (Parafolclórico)
20h20 - Ponto De Cultura Guerreiros Do Boi (Toada)
21h20 - Boi Vagalume Da Marambaia (Boi Bumbá)
22h20 - Ver-O-Brass (Carimbó)
23h20 - Boi Bumbá Estrela D’alva (Boi Bumbá)
00h20 - Grupo De Cultura Regional Iacá Luterana (Parafolclórico)
23/06 (Domingo) - Local: Cuia Acústica. Praça Waldemar Henrique:
17h30 - Grupo De Tradições Folclóricas Moara (Parafolclórico)
18h30 - Ponto De Cultura Encantos Do Sol (Toada)
19h20 - Instituto Da Amazônia Filhos Da Terra (Parafolclórico)
20h20 - Ponto De Cultura Galera Da Toada (Toada)
21h20 - Boi De Máscara Veludinho (Boi Bumbá)
22h20 - Grupo De Carimbó Ayrakyrã (Carimbó)
23h20 - Grupo De Tradições Amazônicas Mapinguari (Parafolclórico)
Piano Palco
Sábado, 22/06
18h30 - Explosão de Cheiro ( Quadrilha Mirim)
19h - Os Pipoquinhas na Roça ( Quadrilha Mirim)
20h - Moreninha da Campina
Tema: Amazônia de ribeirinhos lutando pelo pão de cada dia
20h40 - Balão de Ouro
Tema: O grande gênio Chacrinha na evolução da rádio para a televisão
21h20 - Santa Luzia
Tema: Quem vai ao Pará, parou. Tomou açaí, ficou
22h - Roceiros Pé de Moleque
Tema: No olhar, no jeito de falar, Pé de Moleque traz a magia e o poder do povo cigano
22h40 - Pipocando Junino
Tema: O baile da pipocando
23h20 - Império Junino de Outeiro
Tema: 10 anos da Império Junino de Outeiro
Domingo, 23/06
16h Apuração de votos das quadrilhas
18h Apuração dos votos para Misses Juninas
19h Premiação.