VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
Foto: Ascom/Semad
É como se a gente estivesse fechando um ciclo, não do concurso, mas, de algo que começa na faculdade. São degraus para chegar numa estabilidade profissional. É uma sensação de nostalgia e também de algo novo”, define a assistente social Karen Cardias,32, que assinou seu Termo de Posse, na manhã desta quinta-feira, 27, tornando-se uma das mais novas servidoras públicas da Prefeitura de Belém.
O ato se dá na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad) até às 15h, encerrando o cronograma iniciado com a habilitação, no último dia 5, conforme o Decreto 111.043/2024, publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Na ocasião, foram convocados 57 candidatos classificados e aprovados no concurso 001/2020, da Semad.
Esta é a segunda convocação. Na primeira, foram convocados 102 candidatos e, deles, 42 tomaram posse no dia 16 de maio. Para ocupar as vagas não preenchidas na ocasião, foram convocados os novos 57 candidatos, que serão lotados em diferentes secretarias e órgãos municipais. O concurso 001/2020 é válido por mais dois anos, conforme o DOM do dia 15 de maio.
Compromisso – Assim como a Prefeitura de Belém cumpre um compromisso com a população, convocando os candidatos, o sentimento de cada novo servidor é também o de cumplicidade. Karen, moradora do bairro do Marco, descreve: “tenho experiência no setor público, como contratada. Como concursada, eu consigo prever uma intervenção de longo prazo. Serviço público é prestação de serviço à comunidade”.
Grávida de oito meses, a assistente social narra a alegria da família com a assinatura do Termo de Posse. “É um êxtase. A família sente que tudo aconteceu na hora certa. É muito bom a família estar junto, valorizando essas conquistas, porque na hora da lida, do estudo, estamos sós, mas, na hora do reconhecimento, as pessoas estão juntas”.