ATENDIMENTO
O ambiente de uma UTI neonatal pode ser muito desafiador para a maioria das pessoas. Um atendimento humanizado pode fazer toda a diferença no tratamento, seja para o paciente ou para os familiares. Nesse contexto, o Hospital Riomar, da Hapvida NotreDame Intermédica, realizou, na manhã da última quinta-feira (27), um ensaio fotográfico junino voltado aos bebês internados para aproximar as crianças de seus pais, que já vivem uma rotina extensa de cuidados intensivos. A ideia foi incorporar a descontração e a alegria tão características a esta época do ano.
Com os adereços juninos, os bebês foram cuidadosamente preparados para comemorar a data festiva. O intuito foi proporcionar conforto emocional aos acompanhantes e familiares. "Ações como essas contribuem para minimizar o impacto da internação, assim como fortalecer e estreitar os laços entre pais e filhos com momentos únicos e marcantes, mesmo diante de uma situação que exige toda a sensibilidade e toda a responsabilidade do mundo", ressalta Patrícia Pantoja, coordenadora da UTI neonatal do Hospital Riomar.
Para Beatriz Farias, mãe da pequena Aurora, de um ano e dois meses, a ação foi importante para tornar o atendimento mais humanizado. "Isso faz com que a gente se aproxime da equipe médica. Estou há um mês com minha filha internada e a convivência diária acaba proporcionando esse acolhimento, e em dias como esse isso acaba se potencializando ainda mais", avalia.