AÇÃO INTEGRADA
Por meio da Guarda Municipal de Belém, a Prefeitura vai atuar para garantir a segurança e a tranquilidade das pessoas que vão participar, neste domingo, 30, do cortejo do Arrastão do Pavulagem e da 1ª. Marcha do Orgulho Trans e Travestis do Pará.
As duas ações serão integradas com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Polícia Militar.
No arrastão do Pavulagem, que acontece pela manhã, a GMB vai atuar com 47 guardas que vão acompanhar os brincantes no percurso entre a Praça da República, local de concentração e saída do cortejo, até a Praça Waldemar Henrique.
Durante a dispersão e o encerramento, os grupamentos táticos da GMB reforçam o policiamento nas duas praças públicas para evitar transtornos e delitos. A GMB também vai atuar no fechamento de vias, em apoio à Semob.
Marcha
A partir das 14h, as equipes da GMB serão distribuídas estrategicamente na Av. Visconde de Souza Franco até o Ver-o-Rio, percurso da Marcha do Orgulho Trans e Travestis que tem previsão de saída às 16h.
Mais de 40 guardas atuarão durante todo o trajeto até o final da programação, prevista para as 21h. As equipes farão patrulhamento a pé, acompanhando de motos e viaturas nas laterais e no entorno das vias.
A ação da GMB inclui os guardas municipais dos grupamentos táticos e operacional, além de câmeras de monitoramento.
“Vamos ter dois eventos grandiosos no domingo e com a presença de multidões, portanto estaremos focados com um número expressivo de guardas municipais de todos os grupamentos, na atuação preventiva e ostensiva durante as duas programações", ressalta o chefe da divisão de Operações da GMB, Élcio Vale.