CORTEJO FLUVIAL


Foto: Sismube
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), é parceira da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 7 a 13 deste mês, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Este ano, o maior evento científico da América Latina, vai abordar o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza” e reunir professores, estudantes, pesquisadores e especialistas em Ciência, Tecnologia e Inovação. A abertura será no dia 7, às 17h30, no Theatro da Paz.
No dia 8, logo cedinho, o cortejo com 30 de embarcações coloridas vindas das ilhas próximas de Belém, atravessam o rio até o pier do campus da UFPA, levando 200 estudantes ribeirinhos das escolas municipais de Educação do Campo para conhecer um pouco mais sobre ciência e a SBPC.
Nesta segunda vez que Belém sedia o encontro, a Semec levará uma novidade: o espaço “Infâncias Mairí na SBPC”, uma tenda com 100m² com um balaio de atividades lúdicas, culturais e científicas para as crianças. “A ideia é despertar desde a primeira infância a consciência ambiental e a importância da preservação da saúde do planeta e de seus moradores”, explica a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.
A criançada terá uma semana inteira para aprender brincando, uma vez que serão disponibilizadas quatro oficinas: “Usina de pigmentos naturais”; “A transformação da argila”; “Brinquedos de Equilíbrios e Ventos” e “A química das bolhas de sabão”.
O diretor da Escola Municipal de Educação do Campo Milton Monte, Elison Ferreira, conta que vai levar 20 crianças que representarão a escola na SBPC e mais o grupo “Pirão de Açaí” para as apresentações de dança e música regionais. “É uma oportunidade ímpar para as nossas crianças terem mais proximidade com a ciência e perceberem que o conhecimento é uma ferramenta fundamental para a transformação social”, destaca o professor.
Programação – A Semec vai levar as principais ações desenvolvidas pelas coordenações que integram a secretaria, além rodas de conversas, apresentações de dança, música e teatro, jogos educativos, contação de histórias e o melhor da nossa comida cabocla. Ainda haverá o lançamento do livro “Descolonização do Ensino das Artes na Rede Municipal de Ensino de Belém”, organizado pelas várias mãos dos profissionais do Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace). São relatos de pesquisa e de práticas pedagógicas e artísticas observadas no espaço das escolas municipais e do próprio núcleo.
Confira a programação completa da SBPC 2024: