URBANIZAÇÃO
Foto: Ascom / Seurb
O autônomo Cavalcante da Silva, 51 anos, pedala sempre de Icoaraci até o Tenoné e vice-versa, e conta que gosta dos serviços feitos na ciclovia. (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entrega a primeira fase das obras de urbanização da nova avenida Augusto Montenegro. Esta etapa envolve o trecho que fica entre o terminal Maracacuera e o Atacadão (sentido Icoaraci/Belém), com dois quilômetros de obras 100% concluídas.
O evento ocorre às 19h desta sexta-feira, 5, no posto de combustível Bom Jesus. A entrega será feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário municipal de Urbanismo , Lélio Costa. A programação conta, ainda, com plantação de árvore e passeio ciclístico. Além de atração cultural, de graça e aberta para o público em geral.
Tranquilidade
O carpinteiro Juraci Almeida, 65 anos, que anda sempre de bicicleta para fazer diversas atividades, falou da satisfação que sente ao pedalar pela nova ciclovia.
“Vim em Icoaraci tirar um documento de identidade e amei essa ciclovia, ficou linda, tá muito bonita, simples, com espaço ótimo pra gente andar. Tudo depende das pessoas respeitarem. Cabe agora a nós saber zelar pelo que o prefeito fez pra nós. Só tenho que agradecer a Deus e ao prefeito. Ele está de parabéns!”, elogia o carpinteiro.
Quem também passava de bicicleta pelo lugar era o autônomo Cavalcante da Silva, 51 anos. Ele pedala sempre de Icoaraci até o Tenoné e vice-versa, e gosta dos serviços feitos na ciclovia.
“Ando de bike para trabalhar e sempre faço esse caminho. A ciclovia está ótima, porque ajuda a evitar acidente na avenida. A tranquilidade também aumenta e dá até para ouvir uma boa música ao pedalar”.
Prazos
A previsão é que, até outubro de 2024, a urbanização da nova avenida Augusto Montenegro chegue ao Tenoné. Já até dezembro deste ano, o projeto vai alcançar o Tapanã (ambos no sentido Icoaraci/Belém). A obra beneficia diretamente a população da avenida e de bairros adjacentes.
A urbanização da nova avenida Augusto Montenegro envolve o total de 8,5 quilômetros em cada via (ida e volta), indo do Tapanã até Icoaraci (sentido Icoaraci/Belém), e neste trecho já avançou em 50%.
Os serviços executados pela Seurb são terraplenagem, drenagem urbana, pavimentação, calçadas, ciclovias, acessibilidade, sinalização e paisagismo e iluminação pública com LED. Do projeto original, desde o Entroncamento até Icoaraci, as obras já alcançam o total de 70%.
COP-30
A Prefeitura de Belém pede compreensão e apoio da população às obras de urbanização da nova avenida Augusto Montenegro, pois a avenida será mais uma das obras que vão preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, que ocorrerá em novembro em Belém do ano que vem, e deixará um grande legado para a cidade.
Relacionadas
-
Adminstração
CRA-PA homenageia profissionais e instituições que fortalecem a Administração no Pará
O Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) realiza nesta terça-feira, 23 de junho, a Cerimônia de Entrega dos Prêmios Profissionais de Administração e Instituições de Ensino Superior, um do... -
HISTÓRIAS DE SUCESSO
Mudança de rota: a história da família Teixeira, que optou pelo empreendedorismo e se tornou referência no município de Capanema
Muitas vezes, a vontade de mudança vem acompanhada de medo e incertezas. Mudar a rota quando tudo já está estabelecido, por si só, já é um grande desafio. No entanto, sair da zona de conforto, para al... -
HISTÓRIAS DE SUCESSO
Mudança de rota: a história da família Teixeira, que optou pelo empreendedorismo e se tornou referência no município de Capanema
Muitas vezes, a vontade de mudança vem acompanhada de medo e incertezas. Mudar a rota quando tudo já está estabelecido, por si só, já é um grande desafio. No entanto, sair da zona de conforto, para al... -
INSPIRAÇÃO EMPREENDEDORAFranquia desafia previsões e se torna case de sucesso em cidade do Pará
-
Cultura
Rock no Porão reúne bandas autorais e fortalece a cena underground de Belém
A noite deste sábado (20) foi marcada por muito peso, atitude e celebração da cultura underground em Belém. O evento Rock no Porão, realizado na sede do tradicional espaço alternativo localizado na Ru... -
Tecnologia na saúde
Paragominas faz história e realiza procedimento inédito de Endoscopia Terapêutica na Região Norte
A saúde pública de Paragominas alcançou um marco histórico neste mês de junho ao realizar um mutirão de procedimentos avançados de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), oferecendo tra... -
Música
Diego Abreu celebra 10 anos de carreira com novos projetos e muita música
O cantor Diego Abreu vive um momento especial em sua trajetória musical. Em 2026, o artista comemora 10 anos de carreira e novidades marcam essa importante fase, como o show ao vivo “ARRAIAL DO ABREU“...