MOBILIDADE URBANA E CONFORTO
Foto: Ascom Semob
Os usuários do transporte público presentes puderam conhecer o ônibus em primeira mão. As primeiras unidades de ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura de Belém, foram apresentados à população pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pela titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges. A apresentação aconteceu na terça-feira, 2 de julho, dentro do Terminal Mangueirão, com a presença do diretor da Higer Bus para América Latina, Marcelo Barella, do diretor de exportação da Higer Bus, Xiaodong Tang, e do diretor da TEVX Higer, José Carlos Duarte.
Os ônibus elétricos fazem parte de um total de 213 ônibus, dos quais 30 são elétricos, e os demais à diesel com baixa emissão de poluentes, que a Prefeitura de Belém está adquirindo com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do PAC Seleções, do governo federal. Todos são dotados de ar-condicionado e wi-fi.
“Usando ônibus 100% elétricos, nós estamos reduzindo a poluição auditiva, reduzindo a poluição na atmosfera e contribuindo para a superação da crise climática”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Mais moderno e sustentável
Segundo a empresa fabricante TEVX Higer, o Azure A 12 BR é o modelo 100% elétrico, de 12 metros, mais moderno e eficiente do mercado, desenvolvido para atender ao mercado brasileiro e se caracteriza por ser zero emissão de poluentes e ruídos. São construídos em monobloco, ao invés de chassi e carroceria, como nos ônibus tradicionais, tornando os veículos mais leves, seguros, econômicos e causando menor impacto no pavimento asfáltico. A cabine do motorista conta ainda com o conforto de assento pneumático, direção moderna com controladores, monitor para as câmeras internas e externas e retrovisores digitais internos.
O diretor da Higer Bus para América Latina, Marcelo Barella, explica que, além de contar com um interior diferenciado, ser equipado com ar-condicionado e com wi-fi, também conta com carregadores de celular, tanto para as pessoas sentadas, quanto para os usuários de pé, e conta com os vidros com tratamento UV, permitindo que os raios solares ruins permanecem fora do veículo e os bons dentro, o que influencia na temperatura interna.
Barella destacou que “o mais importante para o passageiro, eu acho, é a acessibilidade. Esses ônibus são piso baixo total, então não tem degrau nas portas de embarque e desembarque. As pessoas idosas, pessoas com deficiência, as crianças, todos vão ter acessibilidade. Isso vai facilitar a entrada e saída dos passageiros”.
“Essa frota, que está sendo adquirida pela Prefeitura de Belém, vai ser utilizada na rede municipal, para atender o nosso cidadão. Isso demonstra a preocupação da prefeitura em melhorar o transporte público coletivo, mas principalmente garantir uma prestação de serviço adequado para a população”, ressaltou a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges.
Treinamento e Manutenção
Barella explica ainda que, por ser um ônibus diferenciado e para manter a segurança, os motoristas precisarão passar por treinamento para que possam aprender a regenerar a energia, tanto na parte de declive, como no freio. “Eles têm que se adaptar a esse sistema para que possam dar autonomia”, disse.
Já na parte de manutenção, o diretor da Higer Bus para a América Latina destacou que o ônibus elétrico é até 60% mais econômico na manutenção que um a diesel, o que dá uma maior durabilidade.
Quanto ao carregamento dos ônibus, a superintendente da Semob, explicou ainda que “no Terminal Mangueirão vão ser instalados cinco pontos de recarga, com dois bicos, no caso duas mangueiras. O que permitirá que os ônibus sejam recarregados ao mesmo tempo”.
A população aprovou a novidade
Durante a apresentação, os ônibus estavam de portas abertas, permitindo que os usuários do transporte público, presentes no Terminal Mangueirão, pudessem conhecer bem de perto os veículos, tanto por fora quanto por dentro. Tirando sorrisos e encanto dos usuários, que ficaram animados com a novidade.
“Vi no instagram e saí espalhando para todo mundo. Eu gostei do ônibus novo. Agora vai ter ar condicionado, internet, vai ser melhor pro povo de Belém”, comentou o vendedor, Welton Felipe, animado enquanto olhava o veículo por dentro.
Silas Monteiro, estudante de enfermagem, soube da novidade por meio das notícias e informações que circulavam pela mídia. Quando soube da apresentação, não perdeu tempo em comparecer ao Terminal Mangueirão. “É muito moderno, principalmente por ser elétrico. A gente vê pelo interior que é completamente sofisticado, com ar-condicionado, dentre outras coisas. Vai ajudar muito, a gente necessita”, avaliou o estudante.
O auxiliar de limpeza, Odair Ferreira, ficou sabendo da chegada dos ônibus por meio de um grupo de busologia, e, junto com outros membros, reuniram-se para acompanhar de perto a chegada dos ônibus. “É uma inovação para Belém e para a população também, que vai ter mais conforto. É a primeira vez desse modelo aqui em Belém, e vários de nós, daqui da busologia, gostamos do modelo”, aprovou Odair.
“Às vezes, quando a gente sai de casa, o celular descarrega ou não tem internet no celular e a gente precisa para alguma emergência, então, eu achei ótimo. Vai ajudar muitas pessoas principalmente quem precisa do celular para trabalhar”, disse a autônoma Suzan Farias, impressionada ao saber que os ônibus elétricos também contam com carregadores para celular.
Renovação da Frota
A Câmara Municipal autorizou a operação de crédito, no valor de até R$ 100 milhões, junto ao BNDES, para a aquisição de 100 novos ônibus, sendo 10 elétricos e 90 a diesel, a ser utilizados na rede de transporte público de passageiros no município. Também foram apresentadas, no PAC Seleções, propostas para aquisição de 113 veículos, sendo 20 elétricos.
Já a aquisição de 300 ônibus com ar-condicionado e wi-fi é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belém, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel) e Governo do Estado, para renovação da frota. As primeiras unidades já estão em Belém e passam por processo de regularização junto aos órgãos competentes e por vistoria. Somente após esses procedimentos estarão autorizados a operar.