MATERIAIS ECOLÓGICOS






Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém/Comus
O primeiro trecho, de três, da obra de reurbanização da avenida Rômulo Maiorana, que corresponde ao perímetro entre a avenida Doutor Freitas e a travessa Lomas Valentinas, foi entregue nesta quinta-feira, 4, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), executora do empreendimento.
O perímetro contemplado com a primeira fase da reurbanização conta com a ampliação da quantidade de vagas de estacionamento normatizadas, ciclovias, passeio com piso tátil direcional para deficientes visuais, acessibilidade, equipamentos para os trabalhadores, pontos de táxis, bicicletário, bancos, lixeiras e floreiras, todos provenientes de material ecológico.
“A avenida está ótima, linda e iluminada do jeito que ela merece”, declarou a moradora do trecho entregue da avenida Rômulo Maiorana, a aposentada Ana Amélia Trindade, que já mora há 25 anos na via.
Também morador da Rômulo Maiorana, o comerciante Sebastião Cidi afirma que “essa entrega foi bastante esperada pelos moradores por ser ecológica e por tudo que foi definido no projeto, junto com a polulação”.
Participação popular
O prefeito de Belém foi quem inaugurou parte da via e na oportunidade parabenizou os moradores pelo empenho e participação na obra. “O projeto ficou lindo e teve ainda participação popular”.
Já o secretário de urbanismo de Belém, Lélio Costa, disse que “essa obra é fruto de participação popular que envolveu diversas secretarias. Mais um passo de compromisso com a cidade e com as pessoas. A nova Rômulo Maiorana vai respeitar quem já estava aqui e o meio ambiente”, afirmou Lélio.
Toda a obra de de reurbanização da avenida está avaliada em R$ 27 milhões e vai promover na Rômulo Maiorana a instalação de nova rede de drenagem; recuperar vias e canteiros; instalar parques, áreas de convivência, ciclofaixas e ciclovias; paisagismo, além de novo calçamento.