REGIÃO DAS ILHAS
Resultado de um investimento de R$ 700 mil, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entregou à população o Porto Pelé, no distrito de Mosqueiro, totalmente reformado. O novo flutuante conta com 7 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, além de passarela e guarda-corpo, ambos com estrutura metálica, além de possiibilitar uma revitalização da área de embarque.
“Essa reforma vai beneficiar os ribeirinhos; a nós, professores, porque temos que usar esse espaço para irmos às escolas dar aula; e também os turistas que passam por Mosqueiro. É um local de muito movimento e todos os dias passa muita gente por aqui. E essa obra só veio para favorecer a todos”, destacou o professor e morador de Mosqueiro Sandro Mangalhães.
A obra no Porto Pelé foi iniciada no mês de março, após anos de abandono. O espaço tem grande fluxo de pessoas, estima-se cerca de 4 mil transitando pelo espaço, principalmente as das comunidades ribeirinhas de Mosqueiro, que usam o espaço para embarcar e desembarcar suas produções.
Caruaru, Itapeuapanema, Três Corações, Esperança e Baía de Santo Antônio são algumas das comunidades ribeirinhas de Mosqueiro, que dependem do bom funcionamento do Porto Pelé. “Agora, o porto está ótimo para atender a gente, que precisa muito desse espaço conservado”, observou a aposentada e moradora da comunidade Baía de Santo Antônio, Maria José Pinheiro.
O novo Porto do Pelé foi entregue na manhã desta sexta-feira, 5, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Segundo ele, “a inauguração do espaço é de fundamental importância para que muitas famílias e pequenos produtores rurais possam se locomover para suas atividades diárias, como as crianças, para que possam chegar nas escolas. Tudo foi muito bem planejado, por ser uma obra importante para a comunidade e esperamos que perdure por longos anos, atendendo a todas as necessidades da população”.