Fotografia
O acervo de imagens do Festival Psica reúne boa parte da história recente do rock doido na Amazônia. As fotografias registram grandes shows, feats inéditos, músicos consagrados fazendo a alegria do público do Norte, fãs em êxtase, gente que veio de fora do Pará para curtir o festival. No Psica, a gente constroi memórias inesquecíveis. Uma profusão de emoções que aparece retratada na exposição “Daqui, em 2023, endoidei com você”, em cartaz até dia 11 de julho, no Café com Arte, em Belém. A entrada é franca.
Além de fotografias, a primeira mostra sobre um dos maiores festivais independentes do Brasil reúne vídeos, graffitis e registros audiovisuais da mais recente edição do Psica, que ocupou a Cidade Velha e o Mangueirão. A exposição traz obras fotográficas de Adriely Ferreira, Ana Serrão, Daniel Clemente, Felipe de Souza, Jerê Santos, Liliane Moreira, Mateus Sousa e Vitória Leona, que fazem parte da equipe de cobertura audiovisual do Festival.
“A proposta nasceu com o objetivo de exibir e enaltecer a magia que o festival Psica traz consigo. uma forma também de aflorar nossos sentimentos de saudade e nostalgia, e deixando o público com aquele gostinho de quero mais. Além de tudo, divulgar o trabalho de pessoas maravilhosas que fazem parte desse universo Psica”, diz Fortunato Levy, que assina a curadoria da mostra ao lado de Jeft e Gerson Dias, diretores do festival.
O desafio do trio foi selecionar imagens em meio a centenas e centenas de registros da edição 2023. Para orientar a missão, a dica foi deixar o olhar marejado e o coração agitado no peito. “Quando a gente abre a galeria e vê inúmeras fotos incríveis, fica a questão: como escolher entre tantas? Então o que norteou o olhar foram as fotos que mais nos tocaram, aquelas que transmitem a atmosfera que o festival tem, que captam com precisão a esse conjunto de emoções boas que o festival transmite, fotos que a gente bate o olho e logo pensa: ‘impossível não se emocionar com esse evento’", diz Gerson.
A arte urbana também entra na roda com os trabalhos de graffiti feitos na última edição do Psica, assinados por PTCK, Lenu, Tsssrex e Santo. A mostra conta ainda com a exibição de filmes e clipes de realizadores e artistas da Amazônia: Manifesto Matriarcas Amazônidas, de Adrianna Oliveira e Vilson Vicente; Aftermovie Festival Psica 2023, de Matheus Almeida; Entre Balas e Sonhos, de Daniel ADR e Heijy Okada; Maré Alta, de Nay Jinknss; Transamazonia, de Renata Taylor, Bea Morbach e Débora McDowell; Bença, de Matheus Almeida; Dona Mulambo, de Flor de Mururé, João Pedro Aranha e Mariana Almeida.
A exposição é contrapartida social do Festival Psica 2023, com patrocínio máster da Petrobras e do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura, a Cerveja Oficial é a Budweiser e tem patrocínio de Beats através da Lei de Incentivo à Cultura Semear e da Fundação Cultural do Pará. O evento conta ainda com apoio da Kenner, White Horse, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e da Fundação Cultural de Belém.
Psica Dourado
Maior festival de música da região Norte e um dos mais importantes do Brasil, o Psica faz história ao apostar no protagonismo da cultura preta e periférica da Amazônia. Este ano, o Psica Dourado abre-alas saudando a potência da música do Norte e Nordeste do Brasil.
Os primeiros artistas anunciados no line-up trazem os sotaques do Maranhão, na voz da estrela pop Pabllo Vittar; o primeiro show no Pará da cantora baiana Duquesa, destaque internacional do rap brasileiro; do Amazonas, a icônica batalha dos bois de Parintins; a lendária banda Os Brothers, potência do tecnomelody e do arrocha do Pará; e o encontro inédito entre Nilson Chaves e Íris da Selva, duas gerações iluminadas da música popular paraense. A edição deste ano será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
Serviço:
Exposição “Daqui, em 2023, endoidei com você”, com visitação aberta ao público de quarta-feira a sábado, de 17h às 22h, até dia 11 de julho, no Café com Arte. A entrada é franca.
Festival Psica 2024: dias 13, 14 e 15 de dezembro, na Cidade Velha e no Estádio do Mangueirão, em Belém.
Os ingressos promocionais já estão à venda: https://ingresse.com/festivalpsica2024/