OPÇÕES DE HOTELARIA
Como preparação para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, em Belém, 11 escolas estaduais serão transformadas em alojamentos.
Nesta terça-feira (09.07), o governo do Pará assinou a ordem de serviço para iniciar as obras que vão adequar as escolas para funcionar no padrão de hostels, com novos banheiros e beliches, criando cerca de 5 mil leitos.
O projeto envolve 17 escolas - quatro já estão em obras; 11 tiveram as ordens de serviço assinadas nesta terça-feira, e duas estão em processo de licitação. As obras têm orçamento de R$ 68 milhões - média de R$ 4 milhões por unidade de ensino.
Hospedagem
A utilização de escolas da rede pública estadual na COP é uma das estratégias para suprir a demanda por leitos e atender aos diferentes públicos que participarão do evento.
A estimativa da organização da COP 30 é que Belém receba um número de visitantes compatível com o registrado na COP 28, em Dubai - aproximadamente 50 mil pessoas.
O governador Helder Barbalho afirmou que algumas pessoas ficarão em hotéis e outras em navios de cruzeiro.
“Estamos fazendo a dragagem do leito do rio para poder ancorar os navios no porto. Estamos falando em aluguel temporário, as pessoas cadastrando seus imóveis para ganhar uma renda. E uma das soluções está nas escolas”, disse o governador.